Home » Sustentabilidade
O Grupo Gritsch é constituído por uma equipe que inspira e transforma, impulsionando resultados extraordinários, não só dentro da organização, mas também perante nossos clientes, parceiros e comunidade. Para isso, nosso compromisso é o desenvolvimento contínuo de projetos sociais e de sustentabilidade dentro de nossa empresa. Assim, estruturamos o nosso projeto de sustentabilidade, atrelado diretamente ao nosso negócio, alinhado com as melhores práticas de mercado no Brasil e mundiais. Estamos adotando todas as medidas necessárias para seguir as orientações da Organização de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.
Em fevereiro de 2021, formalizamos nossa Política e nosso Comitê de Sustentabilidade. Com isso, estamos definindo projetos prioritários a serem desenvolvidos pelo Grupo Gritsch, com o objetivo de implementar medidas que venham a impactar positivamente na proteção à natureza e às futuras gerações.
Com as drásticas mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos, o Grupo Gritsch assumiu o grande desafio de gerir, de forma responsável, a utilização de recursos naturais no desempenho de todas as atividades da empresa, bem como em suas parcerias comerciais, conscientizando os seus colaboradores e parceiros sobre a importância do cuidado com o nosso planeta. Desta forma, o Grupo Gritsch realiza campanhas para que o consumo de recursos naturais, tais como água e energia, seja feito de forma menos prejudicial à natureza e consciente de seus verdadeiros impactos para gerações futuras.
Com o desenvolvimento de um plano de uso consciente de água em toda a nossa operação, efetuamos a lavagem de mais de 90% de nossa frota de veículos leves a seco. A higienização dos veículos para prevenção da disseminação de doenças e garantia da qualidade de trabalho e bem-estar de nossos motoristas é essencial para nós, portanto, o objetivo é aliar saúde e ecologia, mantendo a lavagem constante dos veículos, porém, priorizando maneiras que tenham o menor impacto negativo possível para o meio ambiente.
Com o uso de diversos insumos e materiais em nossas operações, torna-se imprescindível o correto gerenciamento dos resíduos gerados.
Dentre os projetos em andamento, temos:
Os nossos fornecedores recolhem as carcaças dos pneus quando alcançam a vida útil e os encaminham para empresas especializadas em reciclagem do material. A reciclagem de pneus é feita, principalmente, a partir da trituração da borracha, que será adicionada ao asfalto. A flexibilidade dos fragmentos ajuda a evitar o efeito “sanfona”, movimento de expansão e retração do asfalto mediante mudanças de temperatura. Sendo assim, a reciclagem de pneus não apenas neutraliza o efeito poluente de resíduos emborrachados (por seu alto período de decomposição na natureza) como reduz a frequência de asfaltamento devido a rachaduras e imperfeições, aumentando também a vida útil das vias.
Temos cuidados não somente nas áreas operacionais, mas também no setor administrativo de nossas empresas, com o gerenciamento eficaz e consciente de todos os resíduos.
A separação dos resíduos é um processo que visa potencializar a reciclagem e fornecer material para compostagem, mantendo papéis, plásticos e metais limpos e preparados para coleta feita por cooperativas e empresas de reciclagem de “lixo seco”. A matéria orgânica é utilizada para produção de adubo natural.
Com a finalidade de reduzir a emissão de gases com efeito estufa, avançamos anualmente na gestão e redução da emissão de tais gases, fazendo o uso, por exemplo, de etanol em nossos veículos leves, combustível que tem uma emissão de carbono menor em relação à gasolina.
Estamos alinhados também com a compra de créditos de carbono, uma maneira de compensar as emissões de CO² que, por hora, ainda são consideradas inevitáveis.
Durante o ano de 2020 e início de 2021, a equipe responsável pela gestão de sustentabilidade do Grupo Gritsch buscou por alternativas para o plástico Stretch, utilizado para envolver os blocos de carga e evitar a movimentação durante o transporte, que pode causar avarias às embalagens e produtos. A solução veio através da confecção de uma gaiola em metal, que comporta um pallet carregado. A gaiola está em processo de testes e sua utilização passará a ser implantada ao longo do ano de 2021, reduzindo drasticamente a produção de resíduos plásticos pelas nossas empresas.
O descarte de pallets, quando atingem o final de sua vida útil, é feito por meio de empresas parceiras, o material é recolhido e encaminhado para utilização na produção de energia térmica. Não é recomendada a utilização da madeira de pallets para fogueiras e churrasqueiras, pois, tanto na sua confecção quanto durante seu uso, o material pode ser contaminado por óleos e fluídos que, ao queimarem, geram gases tóxicos e prejudiciais à saúde. Portanto, presamos pelo descarte consciente dos pallets e não fazemos doações ou vendas para o público.