5 dicas para cuidar da saúde mental no trânsito!

Gritsch Saúde Mental

Setembro Amarelo é uma campanha anual, parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), em todo o Brasil. Em suma, o objetivo é trazer informações e quebrar tabus em relação ao suicídio, que pode ser prevenido. Além disso, a campanha mostra a importância de conservar a saúde mental em todas as etapas da vida. 

 

Nesse sentido, preparamos o artigo de hoje pensando em todos aqueles que trabalham com o trânsito ou passam muito tempo no deslocamento até seus locais de trabalho. Isso porque a falta de segurança no trânsito é um fator que pode causar um grande estresse para motoristas, caminhoneiros e quem passa muito tempo nas ruas e estradas do país. 

 

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a lidar com o estresse e cuidar melhor da saúde mental no trânsito. Boa leitura!

 

1) Observe e procure entender suas emoções

 

Frequentemente, a nossa rotina pode se tornar agitada e, por vezes, esquecemos de prestar atenção aos sinais que nosso corpo dá. Dessa forma, os cuidados com a saúde mental acabam ficando de lado. Contudo, é fundamental observar seus próprios sentimentos, acolhendo emoções e identificando os fatores externos que podem ter essa influência negativa, especialmente no trânsito. Então, você conseguirá lidar com isso mais facilmente. 

 

2) Associe o momento do trânsito a situações positivas

 

Após identificar seus gatilhos no trânsito, é importante desassociá-los do sentimento negativo. Por exemplo, mudando o foco para uma vivência positiva daquele momento. Assim, se o seu gatilho são as buzinas e barulhos, procure ouvir sons relaxantes ou uma música que você gosta. Uma alternativa é utilizar aromaterapia no carro, enquanto você espera o engarrafamento. Encontre a atividade que faz mais sentido para você.

3) Planeje sua rotina com cuidado

 

Realizar um planejamento inteligente da sua rotina, tendo horários específicos para saída e retorno, pode ajudar a evitar atrasos que te levariam a ter atitudes imprudentes no trânsito. Além disso, sair com antecedência pode tirar aquele peso de ansiedade e culpa que surge quando se está no engarrafamento. Ter uma rotina sólida pode fazer muito bem para sua saúde mental. 

 

4) Evite checar o celular enquanto estiver dirigindo

 

Por passar muito tempo no trânsito, muitas pessoas podem ter gatilhos de ansiedade ou de tédio e acabam recorrendo ao celular para ter uma distração. Contudo, é importante manter o foco e a direção defensiva enquanto estiver dirigindo, para evitar acidentes. 

 

5) Busque ajuda especializada em saúde mental

 

O autoconhecimento é importante para a saúde mental, como já falamos por aqui. Dessa maneira, ao observar que emoções negativas, gatilhos para traumas e reações de estresse se mostram constantes em relação ao trânsito, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional. Isso porque as emoções são uma forma de agir e reagir a tudo ao nosso redor, mas devemos entender como e em que situações as usar. Precisamos, sempre, buscar o equilíbrio.

 

É importante se atentar aos sinais e cuidar da sua saúde mental. Ninguém precisa sofrer sozinho e em silêncio. Para situações emergenciais, ligue para o Centro de Valorização da Vida, discando gratuitamente 188. O atendimento é gratuito, sigiloso e 24h. 

 

Se você gostou desse conteúdo, acesse o nosso blog e não perca atualizações sobre logística e transporte!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens