Você sabia que o frete caro é um dos principais motivos para abandono de compras no comércio virtual? De acordo com um levantamento realizado pelo CX Trends 2022, aproximadamente 65% dos índices de desistência de compra se dão pelo alto valor de envio.
Nesse sentido, é importante considerar todos os fatores que podem fazer o preço de entrega ser alto. Afinal, além de causar um impacto direto nas vendas, afetando a lucratividade, pode deixar a competitividade mais acirrada e formar uma imagem negativa da sua marca.
Contudo, sabemos como pode ser complexo alinhar todos os setores de uma produção, para garantir um frete justo e acessível. Pensando nisso, desenvolvemos o artigo de hoje para auxiliar na missão de diminuir o frete caro de seus produtos e aumentar suas vendas online! Siga conosco nessa leitura e confira!
Entenda o motivo de um frete caro
Antes de tudo, vamos entender algumas circunstâncias e ações que podem ocasionar ou influenciar um frete caro. Primeiro, precisamos considerar a distância entre o endereço de envio e o cliente. Em suma, quanto mais longe estiver o destino, maior será o valor da entrega. Isso porque, como sabemos, maiores distâncias requerem mais combustível, tempo de serviço, possibilidade de pedágios etc.
Além disso, a própria cadeia logística pode ter influência nessa precificação. Isso porque, em muitos casos, os gastos com estoques e veículos de carga podem elevar o preço final do frete. Especialmente se considerarmos o peso e valor agregado da própria mercadoria. Afinal, produtos pesados e/ou que possuem condições especiais de entrega podem ter um valor maior de envio, justamente para cobrir os gastos dessa movimentação diferenciada.
Por fim, há os custos operacionais do dia a dia. Por exemplo, seleção e treinamento de colaboradores, manutenção e combustível para veículos, IPVA, limpeza etc. Estes valores podem influenciar diretamente no frete, em maior ou menor variação.
Assim, observando estes dados é possível entender um pouco melhor sobre as razões por trás dessa precificação. Mas, como evitamos o frete caro para nosso consumidor? Veja algumas dicas a seguir!
1) Tenha atenção ao preparo do produto para envio
Antes de tudo, é imprescindível que haja uma excelente triagem na sua linha de produção. Frequentemente, os erros de informação sobre dimensão, peso total, preço e tipo do produto podem influenciar o frete caro. Dessa forma, o preenchimento incorreto desse tipo de informação pode gerar prejuízos.
2) Pense na embalagem
Em resumo, fazer a escolha correta no momento de embalar seus produtos, não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas pode, também, modificar o valor de envio. Isso porque uma transportadora necessita otimizar ao máximo seu espaço para a carga, para diminuir custos logísticos. Dessa forma, o tamanho da embalagem e o peso total podem ser fatores que tornam o frete caro. Pense bem nisso antes de escolher!
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3) Escolha a transportadora ideal
Como falamos anteriormente, o valor do frete é relativo à distância entre a empresa e o cliente. Dessa forma, ao escolher uma transportadora para ser parceira do seu negócio, foque naquela que possui alta capilaridade. Ou seja, que cubra uma extensão de malha rodoviária, tendo diversos Centros de Distribuição estrategicamente posicionados.
Além disso, é fundamental que a terceirizada tenha uma alta performance de entregas, com experiência em movimentação de cargas, responsabilidade e uma equipe totalmente preparada para suas funções.
Dessa maneira, para garantir os melhores resultados e evitar o frete caro, conte com a Gritsch! Há mais de 53 anos cornetando pessoas e negócios, atuando na área de transporte, com expertise em estratégias logísticas. Acesse nosso site e saiba mais!