O dia da mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que representa independência, poder e coragem. Sendo um marco histórico das conquistas que as mulheres efetivaram no século XX, com a sua data oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1970.
A luta das mulheres para terem suas condições iguais às dos homens, antigamente simbolizava a igualdade salarial. Mas, atualmente representa um grito de liberdade e esperança na luta contra o machismo e o feminicídio.
Portanto, como forma de celebrar esse dia e homenagear a todas as mulheres protagonistas em suas lutas diárias, vamos falar sobre Bertha Benz. Uma figura importantíssima para a sociedade e, mais ainda, para nós, da Gritsch.
Continue conosco nessa leitura e conheça um pouco mais sobre a história de Bertha.
Dia da mulher: conheça a história da mãe do automóvel
O dia da mulher é um convite à reflexão tanto a questões voltadas para o mercado de trabalho, como para o convívio familiar e social. Por isso, conhecer a história de mulheres como a Bertha Benz, nos deixa a mensagem que a capacidade e a inteligência não podem ser medidas pelo gênero.
Para quem se atreve a dizer que mulher e carro não combinam, com certeza não sabe que o primeiro piloto de testes foi uma mulher. Afinal, se não fosse pela sua coragem e habilidade, o automóvel demoraria muito a se popularizar.
A mãe do automóvel, assim conhecida por todos, nasceu em 1849 em Pforzheim, na Alemanha e se casou com Karl Benz em 1872. Após 14 anos, Karl contando com a ajuda de Betha, construiu o primeiro Patent-Motorwagen, se tornando o pai do primeiro automóvel feito no mundo.
Entretanto, embora essa conquista tenha ficado famosa, ela não se tornou um sucesso, já que faltava um toque mágico. Esse detalhe fundamental se materializou apenas dois anos depois, graças a Bertha. Não satisfeita, a esposa de Karl, em 1888, para mostrar ao mundo a funcionalidade do veículo, pilotou o automóvel à vista de todos. Junto de seus filhos, percorreu 106 km para visitar sua família, sendo responsável por auxiliar a patentear a invenção, já que foi a responsável por criar o conceito da lona de freio.
Como resultado, foi após essa aventura com que Bertha revolucionou a história, dando início a indústria automobilística.
Rosa Schorling: a primeira mulher a tirar habilitação no Brasil
Ainda, para marcar o Dia da Mulher, não poderíamos deixar de fora da história uma figura feminina brasileira. Por isso, Rosa Schorling é uma mulher emblemática que merece ser lembrada.
Rosa Helena Schorling Albuquerque, nasceu em 5 de julho de 1919 em Viana, no Espírito Santo. Mulher aventureira, Rosa tem em seu currículo diversas conquistas, sendo uma delas obtida aos 12 anos, quando adquiriu a sua carteira de motorista profissional. Sendo aqui registrada como a primeira mulher a possuir habilitação para dirigir, em 1932.
Além disso, ela também soma marcos como sendo a primeira piloto de avião do Espírito Santo e a oitava do Brasil. Ademais, Rosa fez história ao se tornar a primeira paraquedista mulher, tendo marco de mais de 130 saltos realizados.
Grupo Gritsch: Inclusão, Diversidade e Respeito
O que achou de conhecer a história desses incríveis nomes em comemoração ao especial Dia da Mulher? Se deseja conhecer mais histórias e temáticas como essa, permaneça no Blog da Gritsch.
Prezamos pela Inclusão, Diversidade e Respeito, por isso buscamos sempre integrar nosso quadro de profissionais nos princípios da igualdade. Nossa missão é conectar pessoas e negócios através de soluções logísticas integradas, com agilidade, segurança e inovação. Venha tomar um café conosco e conhecer um pouco mais da nossa história!