Para quem trabalha direta ou indiretamente com o setor logístico já deve ter ouvido os termos armazenagem e estocagem, não é mesmo? No que diz respeito a guardar e organizar uma certa quantidade de itens, as pessoas geralmente usam de forma equivocada ambos os termos muito utilizados.
Embora pareçam sinônimos à primeira vista, essas duas palavras têm significados e aplicações diferentes dentro da cadeia de suprimentos. Mas você sabe qual a principal diferença entre armazenagem e estocagem?
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre ambos os termos e o papel que cada um desempenha na cadeia de suprimentos.
Armazenagem
A armazenagem é um processo logístico amplo e dinâmico que envolve a guarda, localização e movimentação de produtos dentro de um depósito ou instalação de armazenamento. Em outras palavras, esse termo é mais amplo e abrange todas as atividades relacionadas à organização e manutenção de mercadorias em um armazém. Bem como, o recebimento, classificação, embalagem, catalogação, localização, distribuição e expedição de itens.
Resumidamente, a armazenagem engloba todas as atividades realizadas dentro de depósitos, centros de distribuições e almoxarifados em um único ambiente. Como resultado, essa atividade garante a disponibilidade de produtos quando e onde forem necessários.
Estocagem
Se a armazenagem é um conceito mais amplo, por outro lado, a estocagem refere-se especificamente à quantidade de produtos que uma empresa mantém em seu inventário. Dessa forma, aqui são realizados o controle de insumos, matérias-primas, produtos semi finalizados e itens produtos para atender as demandas dos clientes – sejam indústrias, varejistas ou consumidores finais.
Em suma, a estocagem é uma atividade que faz parte da armazenagem, pois é por meio dela que os pedidos são recebidos e separados. Por isso, uma gestão de estoque eficaz é de extrema importância para qualquer negócio. Afinal, é por meio dela que é possível minimizar o risco de falta de produtos, reduzir os custos de armazenagem e melhorar a satisfação do cliente.
Principais diferenças entre ambos os termos
A principal diferença entre ambos os termos está no fato da armazenagem ser um processo mais abrangente e complexo, que engloba atividades que percorrem todos os fluxos logísticos. Além disso, ela também é a responsável pela guarda temporária de diversos produtos em um único armazém ou galpão.
Enquanto que o processo de estocagem especificamente recebe e guarda uma determinada quantidade de produtos em um mesmo ambiente para comercializá-los.
Em termos simples, armazenamos os produtos de acordo com o como e o onde, enquanto a quantidade de produtos que guardamos define a estocagem. O tom da voz é profissional. Ambos são componentes essenciais da logística e da cadeia de suprimentos e devem ser gerenciados de forma eficaz para garantir a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Gostou do conteúdo sobre a diferença entre armazenagem e estocagem? Se sim, te convidamos a acessar o nosso blog, onde você encontrará mais conteúdos como esse e sobre o setor logístico.
Acesse agora mesmo o nosso blog e aproveite todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!