Num mercado tão competitivo e que está sempre em constante mudança, conhecer a gestão de riscos logísticos se tornou uma urgência indispensável em todo empreendimento.
Esse conhecimento é de extrema importância, já que a gestão de riscos logísticos se refere a elaboração de um plano de ações estratégicas. Assim, é possível mapear e evitar riscos nas empresas para minimizar danos referentes a dificuldade de aquisição e recebimento de mercadorias de matérias-primas dos fornecedores.
Dessa forma, o propósito disso é traçar um planejamento eficaz para otimizar o desempenho da empresa, garantindo que as matérias-primas cheguem até a fábrica. Como resultado, os produtos são entregues ao consumidor com mais agilidade e economia, resultando na satisfação do cliente.
Conheça os principais riscos logísticos
Estar por dentro da gestão de riscos logísticos vai evitar prejuízos irreversíveis, que podem resultar em grandes perdas para o seu negócio. Uma vez que, com uma gestão de riscos adequada, você consegue monitorar e minimizar os potenciais problemas que podem surgir nas operações. Por exemplo, o furto de cargas. Abaixo selecionamos os principais riscos logísticos:
Roubo de cargas
Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), em 2019, no Brasil, 18.382 cargas foram roubadas. De acordo com esse levantamento, o prejuízo provocado pelas perdas foi de R$ 1,4 bilhão. Além disso, em 2022, no Estado de São Paulo, a cada uma hora e meia acontece um roubo de carga, sendo 17 acontecimentos por dia.
Entregas atrasadas
Para conduzir uma boa gestão de riscos logísticos devem ser tomados todos os cuidados para evitar os atrasos nas entregas.
Cuidados com o armazenamento
Um dos riscos relacionados ao armazenamento está na falta de infraestrutura e espaço. Além disso, outro fator muito importante é o despreparo da equipe.
Dessa forepois desses conhecimentos adquiridos fica mais fácil entender a importância da gestão de riscos.
Crie um processo de gestão de riscos logísticos
Em conclusão, você precisa saber como criar um processo de gestão de riscos logísticos. Atualmente, as empresas contam com treinamentos e tecnologias de ponta. Por exemplo, o SaaS e armazenamento na nuvem, IoT (Internet of Things), Inteligência artificial, entre outras. Como resultado, isso facilita, e muito, todo o processo, o qual é dividido em três etapas, sendo elas:
-
- Identificação de riscos: Mapeie todos os riscos logísticos da organização e conte com profissionais competentes;
-
- Análise de riscos: Depois da identificação desses riscos é necessário entender as consequências que cada um poderá causar;
-
- Mitigação dos riscos: Após mapear e analisar todos os possíveis riscos, deve-se iniciar a gestão de riscos logísticos.
Depois de saber mais sobre a importância da gestão de riscos logísticos, o que acha de continuar no nosso blog para se inteirar sobre novos assuntos?
Se preferir, poderá conversar com um de nossos especialistas e conhecer as melhores soluções logísticas para sua empresa. Vamos aonde a maioria não vai, conectando pessoas e negócios. Acesse nosso site para mais informações!