A Importância da leitura para crianças

          A infância é uma fase determinante no desenvolvimento de um indivíduo, é quando construímos nossos gostos, iniciamos nossos repertórios de referências e definimos grande parte da nossa personalidade. É exatamente por estar “em construção” que a criança vê o mundo de forma muito diferente dos adultos.

          Coisas que para nós são óbvias ou desinteressantes, para eles são grandes descobertas, então, essa é a melhor hora para incentivar o gosto pela leitura. Vamos ver como fazer isso em cada faixa etária.

Leitura dos 0 aos 3 anos

          O ideal nessa faixa etária é contar histórias com o uso de fantoches e elementos sonoros e coloridos, o tempo de concentração deles é curtíssimo e eles ainda não compreendem a diferença entre você estar lendo ou apenas falando. Sendo assim, te assistir olhar para um pedaço de papel por muito tempo logo perde a graça. Porém, deixá-los brincar com livros de tecido ou emborrachados, ou até mesmo livros de papel que você não se importe que possam rasgar, é interessante, pois cria familiaridade com o formato e intrinsicamente a criança assimila que aquele objeto é fonte de diversão.

Dos 3 aos 6 anos

          O lúdico é o carro chefe nessa idade, tudo é misterioso e surpreendente, porém, apenas por alguns minutos. O tempo de concentração de uma criança nessa faixa etária é curto, portanto, faça a leitura de histórias curtas com enredos cheios de fantasia e surpresas, livros com até 15 páginas e cerca de 10 linhas por página são ideais. Mas lembre-se, quanto mais vozes diferentes e efeitos sonoros você fizer, mais divertido será para eles, e a cada página mostre as figuras e ilustrações.

Leitura dos 6 aos 8 anos

          Nessa fase já vale incentivar a leitura autônoma de livros curtos, inclusive pedir que eles leiam para você como você fazia para eles. A sua parte já fica um pouco mais complexa também, além do tempo de concentração ter aumentado, eles já podem começar a exercitar a paciência. Você pode dividir livros mais extensos, cerca de 50 a 150 páginas, por capítulos. Você lê para eles por 10 minutos por dia, deixando aquele “gostinho de quero mais” até a história terminar.

Leitura dos 9 aos 11 anos

          Nessa faixa etária as crianças já desenvolveram um senso de gosto, comunique-se para saber que tipo de histórias eles gostariam de conhecer, ler ou escutar. A leitura por capítulos ainda é uma ótima opção e você pode iniciar o livro dessa forma. Quando eles estiverem interessados e curiosos, deixar que finalizem a leitura sozinhos.

Conclusão

          Resumindo, ler é um hábito saudável para a mente e para as emoções, bons leitores tornam-se bons escritores e, principalmente, bons entendedores. Ou seja, um repertório literário vasto ajudará a criança a conhecer melhor o mundo, seu entorno, as pessoas e as situações.

Siga a Gritsch no Facebook e Instagram, todos os meses temos posts de indicações literárias para os adultos e para os pequenos!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

PCD: Inclusão no mercado detrabalho da logística

          A inclusão social é um debate que vem sendo cada dia mais colocado no centro das organizações, principalmente sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O que muitas corporações enxergavam como sendo somente o cumprimento da legislação brasileira, vem mudando.

E-commerce e logística após covid-19

          O vírus da covid-19 transformou o mundo de forma, infelizmente, drástica, fazendo com que muitas empresas se obrigassem a uma readaptação e reinvenção para sobreviver a este período. Mas, como será que o mercado se portará no período pós pandemia? A

Diversidade no Ambiente de Trabalho

          Com a transformação digital e novas tendências mundiais, é indispensável a existência de ambientes de trabalho que priorizem a diversidade e a inclusão. Sempre falamos sobre a importância da diversidade e como ela faz parte dos nossos princípios e pilares.