Centro de distribuição: tire suas dúvidas!

Gritsch - Centro de distribuição

Com a alta movimentação do setor logístico e, por consequência, a maior exigência do consumidor, há uma necessidade de adotar algumas medidas para que a empresa se destaque. Nesse sentido, investir em um centro de distribuição é uma boa alternativa.

 

Assim, no artigo de hoje você vai entender o que é um centro de distribuição e quais as vantagens de incluí-lo na estratégia logística de sua empresa. Confira, a seguir, e boa leitura!


O que é um Centro de Distribuição?

 

Em suma, os centros de distribuição, ou CDs, atuam como um armazém não acoplado à empresa, que recebe os produtos após sua manufatura e destinam aos pontos de venda ou ao consumidor. Contudo, como o foco é o melhor atendimento ao cliente e redução de tempo de entrega, um CD atua como “ponte” entre o produtor e consumidor.

 

Existem algumas funções para um centro de distribuição. Antes de tudo, ele é responsável por agilizar os procedimentos de coleta e transporte das mercadorias. Ainda, ao inserir um ou múltiplos CDs na cadeia logística, a empresa conseguirá manter maior controle sobre o estoque. Dessa forma, é mais fácil diminuir erros operacionais.


Entre as principais atividades do centro de distribuição estão:


  • Recebimento e Conferência: o CD recebe os produtos e o processo de conferência inclui analisar toda a documentação deles. Por exemplo, nota fiscal;
  • Movimentação: após conferir os documentos, as mercadorias são destinadas à armazenagem ou ao redespacho;
  • Separação dos pedidos: de acordo com os pedidos, os produtos são selecionados e encaminhados para entrega;
  • Embalagem: antes de saírem para transporte, os produtos são embalados e devidamente identificados;
  • Expedição e transporte: finalmente, a mercadoria é colocada nos veículos e distribuída.

 

Vantagens


Existem muitos benefícios para o investimento em um centro de distribuição. Veja a seguir!


Unificação do estoque

 

O centro de distribuição é responsável por agrupar todos os produtos da empresa. Dessa forma, se há uma variedade de filiais produzindo, elas encaminham as mercadorias para o(s) CD(s).

Além de ser uma estratégia de controle do estoque, facilitando a contagem de entrada e saída de mercadorias, esse processo ajuda a diminuir falhas na produção. E, com o maior controle de monitoramento, é possível visualizar e gerenciar melhor as mercadorias sazonais.


Mais agilidade no envio

 

Em seguida, uma das principais vantagens é a redução do tempo de entrega. Isso porque um Centro de Distribuição deve ser estrategicamente localizado, para que esteja em uma posição que permita maior alcance de rotas. E isto pode ser um grande diferencial em relação à concorrência.

Desse modo, com a melhoria no serviço de entrega e redução de tempo, o relacionamento com o cliente também é positivo.


Redução de custo

 

Por ter uma localização que permite fácil acesso e alta capilaridade, além da economia com o combustível e mão de obra, o centro de distribuição também reduz outros custos. Por exemplo, com armazenagem e estoque.


Isso porque centralizar os produtos em um único espaço diminui o custo de contratações, ferramentas e aluguel para fazer esse armazenamento na própria empresa.


Otimização de processos

 

Centralizar todo o estoque de produção facilita o controle de todos os setores de uma cadeia logística. Dessa forma é possível gerenciar de maneira mais apropriada a movimentação e direcionamento de cargas em todo o espaço do centro de distribuição.


Conte com a Gritsch!

 

Para garantir as melhores soluções logísticas e centros de distribuição estrategicamente posicionados, conte com a Gritsch! Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens