Cloud Computing: O que é e porque usar

Você já deve ter escutado termos como “subir para a nuvem” ou “iCloud”, mas o que é isso e por que isso é tão importante? Vamos lá, vamos te explicar o cloud computing de um jeito simples e rápido.

O que é?

Cloud, do inglês nuvem, é um termo utilizado para a tecnologia de conectividade em grande escala. Ou seja, a palavra-chave aqui é “conexão”, e você já deve estar cansado de saber que, hoje em dia, estar conectado é importantíssimo.

Você já chegou em casa planejando dar uma revisada naquele arquivo do trabalho e percebeu que esqueceu de enviá-lo para o seu e-mail? Ou perdeu o celular e se viu sem todas aquelas fotos lindas da viagem de lua-de-mel? Esses são os problemas que o cloud computing veio para solucionar, mas também vai muito além disso.

Basicamente, o cloud computing é um local de armazenamento de dados online. Através de um aplicativo ou do próprio navegador, você pode acessar, baixar ou editar qualquer arquivo, programa ou informação usando o celular, o tablet, o computador, independente de onde esteja. Ou seja, é uma base de dados que pode ser acessada de qualquer dispositivo, basta saber os dados de acesso (login e senha) e ter uma conexão com a internet.

Vantagens

É fácil perceber o porquê o cloud computing ficou tão popular no mundo corporativo, certo? As empresas podem reduzir gastos de hardware (HD’s, computadores para servidor local, cabos etc.) e energia. Além disso, economizar espaço físico, ter todos os seus dados disponíveis para acesso remoto em caso de viagens ou emergências em finais de semana. Além disso, o cloud computing é um grande aliado nessa época de isolamento, em que o home office virou rotina e não exceção.

 Existem inúmeras plataformas e aplicativos para cloud computing, algumas pagas, outras gratuitas, com uma infinidade de opções de tamanho de armazenamento, estes são alguns dos mais utilizados:

Google Drive

Microsoft OneDrive

DropBox

Amazon Cloud Drive

Box

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

As Indústrias mais Impactadas pelo COVID no Brasil

            Entre os dias 1º e 25 do mês de março de 2020, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) realizou uma pesquisa com 3.363 empresas em que 43% já se sentiam afetadas pela pandemia. No segmento industrial, o instituto contabilizou as

A Importância de uma Logística Sustentável

A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade mundial. Para proteger o planeta, há uma necessidade de mudança nos meios de consumo e de produção. Com adoção de procedimentos sustentáveis

O Impacto da COVID na Cadeia de Suprimentos

            A pandemia de COVID-19 teve um início muito rápido, pegando a todos de surpresa, principalmente a área da saúde, pública e privada, e posteriormente o segmento industrial e comercial. A China, primeiro país assolado pelo vírus, tomou medidas restritivas rigorosas desde o início.