Diversidade no Ambiente de Trabalho

          Com a transformação digital e novas tendências mundiais, é indispensável a existência de ambientes de trabalho que priorizem a diversidade e a inclusão. Sempre falamos sobre a importância da diversidade e como ela faz parte dos nossos princípios e pilares. Mas, afinal, o que é diversidade?


          De acordo com o dicionário, diversidade remete ao que é diverso, o diferente, a variedade e distinção.

Portanto, diversidade se refere a tudo que possui uma própria característica, que o torna único. Dentro mesmo do conceito de diversidade, possuímos distinções, e podemos enfatizar que existem a diversidade cultural e étnica. No quesito Cultural trata das particularidades de cada cultura, como linguagem, política, conceito familiar, costumes e tradições, por exemplo. Quanto a etnia, vem da união de diversos indivíduos de diversas etnias, tais como, histórias, origens, idiomas e culturas.


Por que as empresas devem ter Diversidade?


          Diversidade em uma empresa refere-se à contratação de colaboradores com às mais diversas características, tais como gênero, religião, idade, raça, orientação sexual, educação, e outros atributos. Um ambiente diversificado proporciona benefícios na criatividade, flexibilidade e produtividade dos colaboradores. Assim, a diversidade não é somente uma tendência, mas uma necessidade para sobrevivência das empresas.


          Adicionalmente, a diversidade somente traz resultados positivos. Com pessoas trabalhando em conjunto e com visões e experiências de vida diferenciadas surge a inovação, novas maneiras de se solucionar problemas, e desenvolvimento de novas perspectivas que determinam o sucesso da empresa de forma sustentável e no longo prazo.


          Por fim, vale ressaltar que a diversidade no ambiente de trabalho proporciona um ambiente de maiores desafios, sendo que os colaboradores se sentem mais a vontade de colaborar, dar o seu melhor, inovar e desenvolver novas soluções. Com isso, todos saem ganhando, a empresa que tem maior lucratividade, e seus colaboradores, que se sentem confortáveis no ambiente de trabalho e aumentam o seu comprometimento e dedicação na busca de melhores resultados.



Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

PCD: Inclusão no mercado detrabalho da logística

          A inclusão social é um debate que vem sendo cada dia mais colocado no centro das organizações, principalmente sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O que muitas corporações enxergavam como sendo somente o cumprimento da legislação brasileira, vem mudando.

E-commerce e logística após covid-19

          O vírus da covid-19 transformou o mundo de forma, infelizmente, drástica, fazendo com que muitas empresas se obrigassem a uma readaptação e reinvenção para sobreviver a este período. Mas, como será que o mercado se portará no período pós pandemia? A

A Importância da leitura para crianças

          A infância é uma fase determinante no desenvolvimento de um indivíduo, é quando construímos nossos gostos, iniciamos nossos repertórios de referências e definimos grande parte da nossa personalidade. É exatamente por estar “em construção” que a criança vê o mundo de