Período de isolamento social que se iniciou em 2020, com maior pinup precisão em março, foi decisório para muitos comércios. A necessidade de reinvenção e readaptação a realidade de uma crise sanitária mundial, resultou em muitos negócios migrando para o mundo digital. Assim, um novo padrão de compra surgia, ao que o consumidor passou a comprar com maior força por e-commerce.
Foram dois anos com medidas restritivas, oscilando entre rigor e flexibilidade, de circulação de pessoas nas ruas para desempenho de atividades não essenciais. Como resultado, as lojas virtuais se mostraram como resposta a este período.
Em pesquisa realizada pela Mastercard SpendingPulse, comparando os anos de 2019 e 2020, as compras realizadas por e-commerce obtiveram um aumento de 75%.
Porém, o ano de 2021, definitivamente, foi o período em que o e-commerce mais esteve em alta. Segundo relatório realizado pela Neotrust, as vendas virtuais movimentaram mais de R$ 262 bilhões durante este último ano.
Comprar virtualmente não é uma novidade para muitos brasileiros. Mas, foi durante a pandemia que muitos foram os consumidores que realizaram a sua primeira compra por e-commerce. Conforme 44º relatório da Webshoppers, mais de 6,2 milhões de pessoas realizaram a sua primeira compra durante o começo do período de isolamento social.
Assim, dando a oportunidade para que muitos comércios conseguissem se consolidar de forma online, dando continuidade as suas atividades.
Ao ponto que, a grande adesão das compras virtuais, também refletiu no aumento do ticket médio. Já que, no primeiro trimestre de 2021, o ticket fechava em R$ 447,90, e final do ano atingia R$ 455.
E-commerce brasileiro 2022
O cenário pandêmico causou um novo padrão de comportamento no consumo do brasileiro. Como resultado, uma nova preferência pelo online passou a surgir e a se inserir com maior força.
Segundo indicador apresentado pelo MCC-ENET, foi apresentado um aumento de 20,56% nas compras de bens de consumo e entretenimento no mercado online. Assim, afirmando o crescimento sustentável do e-commerce no país, e a sua continuidade.
Sendo possível verificar esse crescimento, principalmente, nos setores de:
- Equipamentos e materiais de escritório, informática. comunicação (43,1%);
- Móveis e eletrodomésticos (28,2%);
- Tecidos, vestuário e calçados (10,3%);
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (7%);
- Artigos de uso pessoal e doméstico (5,5%);
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%);
- Livros, jornais, revistas e papelaria (2%).
Ainda nesse sentido, em relatório realizado pela Neotrust, apontou que o primeiro mês de 2022 já atingiu indicador de 31,1 milhões de compras online. Com destaque a compras na categoria de saúde, ao que em janeiro de 2022 já possuía faturamento de R$ 297,2 milhões, 64% a mais em relação ao mesmo mês de 2021.
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Utilizar o e-commerce como meio de compra não é novidade para grande parte da população brasileira, se tornando ainda, de grande preferência. Assim, apresentar diferenciais para seus consumidores se tornou de grande valia para decisão final de compra.
Com o grande aumento das compras online e, como consequência, da concorrência, investir em diferenciais para gerar atração se mostrou mais que importante. Principalmente se tratando no cuidado com a experiência do cliente.
Conforme mostrado em relatório da Neotrust, foram registrados mais de 353 milhões de entregas de compras online ao longo de 2021. Sendo um aumento de 16,9% em relação ao ano anterior, de 2020.
Nesse sentido, ao verificar todas as etapas do processo de uma compra online, o transporte da encomenda é a que possui maior peso.
Dessa forma, a qualidade e prazo para entrega do pedido, tem grande importância durante o processo de decisão de compra. Assim como as informações de rastreio.
As modalidades de entrega são montantes que agregam grande valor ao negócio, principalmente quando realizadas em curtos períodos de tempo.
Investir num transporte de qualidade, é investir na experiência e satisfação do seu cliente.
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