Segundo o Laboratório de Silvicultura Tropical, uma pessoa que dirige um carro médio por um trajeto de 1000km pode gerar 455kg de emissão de CO2. Para reduzir o impacto do dióxido de carbono, ela precisaria plantar 4 árvores na Mata Atlântica e 2 na Amazônia.
E isto refere-se apenas à relação de consumo de gasolina. Para diesel, a emissão de CO2 é ainda maior. Portanto, a necessidade de viver com mais sustentabilidade é imediata. Do contrário, o uso desenfreado de recursos naturais pode impactar negativamente nossa qualidade de vida.
A emissão excessiva de CO2 é responsável pelos danos à camada de ozônio. E é justamente a atmosfera quem regula a temperatura do planeta. Ao danificar a camada de proteção, o desequilíbrio de temperaturas impacta todos os ecossistemas terrestres. Dessa maneira, trouxemos 5 dicas para ajudar a reduzir a emissão de CO2 em frotas de caminhões, confira.
Use biocombustíveis para reduzir a emissão de CO2
Combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, têm um grande impacto ambiental com o seu uso prolongado. Assim, procurar alternativas que tenham baixa ou mesmo nenhuma emissão de carbono faz toda a diferença.
O uso de gás natural (GNV), por exemplo, pode reduzir em 20% a emissão de CO2, em comparação à gasolina. Já os veículos elétricos, que não necessitam de queima de combustível, reduzem à zero a emissão do gás. Além disso, é importante buscar fontes confiáveis para abastecer os veículos, para que o combustível seja puro. Isso evita que a queima de impurezas danifique o motor no veículo.
Realize a manutenção regular dos veículos
Realizar manutenção preventiva dos caminhões também pode ajudar a diminuir emissão de CO2. Afinal, a revisão da parte mecânica evita falhas e detecta problemas. Especialmente no motor, já que é nesta peça onde se localiza a vedação contra os gases resultantes da combustão.
Ainda, a calibragem de pneus ajuda a economizar combustível e seu rodízio mantém o desgaste deles em equilíbrio.
Faça o gerenciamento de rotas
A logística de percurso também ajuda a diminuir o impacto ao meio ambiente. Similarmente à manutenção preventiva, a definição prévia de rotas de envio permite a diminuição de emissão de CO2. Em síntese, fazer a análise prévia do percurso permite escolher a menor distância entre o remetente e destinatário. Como resultado, há menor gasto de combustível.
Ofereça treinamento aos motoristas e monitore métricas
Frequentemente, é possível aperfeiçoar as habilidades de direção de motoristas da frota, além de apresentar-lhes novas tecnologias que podem otimizar seu trabalho. Para isso, deve-se investir em treinamentos regulares.
Afinal, boas práticas de direção ajudam a economizar combustível e preservam peças do veículo.
Otimização do uso de caminhões
Em síntese, a potencialização do uso de caminhões pode ser uma forma de economia e contribui para uma menor emissão de CO2. Organizar a logística de rotas a fim de que caminhões não voltem vazios é uma boa solução para diminuir o impacto ambiental.
A Gritsch tem como missão oferecer as melhores soluções logísticas para otimizar suas operações e gerar menos emissão de CO2. Entre em contato com um de nossos especialistas Gritsch e saiba mais!