Se você é um ser humano no planeta Terra que adentrou o século XXI, você deve ter alguma preocupação com o tema da sustentabilidade ambiental. Afinal, até o momento, não temos nenhum outro planeta para viver além deste, surgindo aqui a Agenda ESG surge.
Em um planeta de recursos finitos, é responsabilidade de todos nós possuir prudência com a utilização desses recursos. Por isso, vamos falar sobre a importância do ESG para a sua empresa. Dessa forma, caso você esteja pouco familiarizado com este termo, você está no local certo para aprender.
O que significa a sigla ESG?
Para começar, esta sigla está se tornando cada vez mais frequente. E dificilmente sua empresa vai conquistar prestígio no mundo corporativo sem incluir o ESG nas políticas internas.
Em suma, ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”. Como podemos ver, é um termo cunhado no inglês e que não está traduzido. Assim, facilitando a padronização internacional destas políticas.
Porém, a tradução literal do termo significa “Ambiental, Social e Governança”. Assim, tratam-se de três setores nos quais as empresas devem se esforçar para implementar políticas e ações de sustentabilidade.
A seguir vamos falar sobre como você pode avaliar estes setores e adaptá-los ao ESG.
Quais são os indicadores para metrificar o ESG na sua empresa?
Como pudemos ver, cada uma destas letras representa um setor. Sendo a sustentabilidade, apresentada de diferentes formas em cada um deles.
Isto porque “sustentabilidade” significa algo que pode ser sustentado indefinidamente. Logo, para que isto seja possível, é preciso que os recursos sejam usados com parcimônia e que sejam renováveis.
Veja como você pode analisar e implementar as políticas de ESG em cada setor:
Sustentabilidade Ambiental
Não existe negócio sem planeta Terra e sem recursos naturais. Sendo assim, não importa qual a natureza do seu negócio, se fornece bens ou serviços, todos dependemos de recursos ambientais para viver.
Implemente políticas para cuidar do meio ambiente, podendo ser campanhas internas de manejo de água e descarte correto de lixo. Este é o primeiro passo.
Por fim, é necessário pensar em escala maior, como utilização eficiente de energia, diminuição e compensação de emissão de carbono, descarte correto de materiais poluentes.
Sustentabilidade Social
Assim como precisamos de um planeta saudável, precisamos também de conexões interpessoais e sistemas sociais que permitam uma vida digna para todas as pessoas.
Por isso, é preciso que a empresa adote políticas de sustentabilidade social, pensando no bem estar de funcionários, parceiros, colaboradores e comunidade.
Isto se dá de diversas maneiras: respeitando leis trabalhistas, promovendo a inclusão de grupos minoritários, incentivando e facilitando o cuidado da saúde mental e física, etc.
Gestão Sustentável
Das três letras da sigla ESG, o último pode gerar certa confusão. Isto porque o termo “governança” não se refere ao governo de estado, e sim a gestão da empresa.
O setor administrativo deve estar antenado às políticas de sustentabilidade para que a empresa consiga se sustentar por um longo período.
Por isso, os gestores não devem agir com negligência no que diz respeito à administração empresarial.
Motivos para a sua empresa aderir ao ESG hoje mesmo
-
- Sua empresa será vista com bons olhos pelos investidores;
-
- Os consumidores cada vez mais utilizam parâmetros de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social para escolher produtos e serviços;
-
- Melhorar o posicionamento da sua empresa no seu mercado de atuação;
-
- A utilização consciente de recursos pode gerar economia e diminuição de gastos.
Todos estes parâmetros devem se estender aos serviços terceirizados contratados pela empresa. A Gritsch está de olho nas políticas de ESG e será um ótimo parceiro da sua empresa nesta empreitada pela sustentabilidade ambiental, social e de gestão.