Atualmente, a Indústria 4.0 tem revolucionado mercados de diversos segmentos. Com soluções inovadoras, como a ampliação da inteligência artificial, por exemplo, temos acesso a produtos que não faziam parte nem de nossos pensamentos há uma década.
Também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um fenômeno que veio para ressignificar a automação de processos. Dessa forma, ela consegue intensificar a troca de dados e modificar a produção de insumos através da tecnologia. Em suma, tem uma relação e compromisso com inovação, assertividade e poder de customização.
Nesse sentido, preparamos o artigo de hoje para explorar um pouco mais sobre esta estratégia que traz melhorias em diversas camadas do mercado. Confira a seguir e boa leitura!
O que é Indústria 4.0?
A indústria 4.0 chegou para trazer uma mudança positiva em relação à produtividade em operações de larga escala. Isso porque sua principal função é promover os níveis de eficiência e assertividade em relação ao uso de recursos para produções massivas. Com ela, é possível, ainda, fomentar o desenvolvimento de diversas áreas, como a logística automotiva, por exemplo.
Além disso, este avanço tecnológico coloca o Brasil como parte integrante de diversas cadeias de valor, ao nível mundial. Outras transformações podem ser vistas em áreas de gestão de empresas em dois principais segmentos.
Primeiro, em relação aos setores que dependem diretamente de estratégias para implementar o uso de tecnologias. Por exemplo, as áreas de Tecnologia da Informação (TI). Isso porque a Indústria 4.0 representa, em síntese, a automação de processos industriais, além de integrar outras tecnologias que promovem a programação e digitalização de atividades.
Ou seja, tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas, existência da Nuvem para armazenamentos de dados digitais, avanços em robótica e computação, entre outros. Estes recursos permitem melhorias em procedimentos industriais, promovendo maior produtividade, eficiência e agilidade em manufaturas.
Quais são os benefícios?
Hoje em dia, com o grande investimento no setor da Indústria 4.0, contamos com diversos benefícios. De acordo com o SENAI, utilizar tecnologias digitais na manufatura de produtos permite um aumento de, aproximadamente, 22% em relação à capacidade de produção ao nível micro, em pequenas e médias empresas. São beneficiadas organizações de setores como:
- Alimentício;
- Metalmecânico;
- Vestuário;
- Têxtil;
- Calçados
- Entre outros.
Apesar disso, não é raro nos depararmos com narrativas que acreditam, ainda, na imagem de que a Indústria 4.0 é feita de ferramentas complexas, muito caras, sendo acessíveis apenas para grandes empresas.
Felizmente, este cenário muda a cada dia. Afinal, é notório o impacto social que este mercado tem, especialmente ao tornar acessíveis ferramentas de baixo custo e alto valor tecnológico. Como é o caso da Internet das Coisas (IoT), armazenamento em nuvem, entre outras.
Em relação à área de logística, esta modernização veio para renovar operações por completo. Desde o planejamento inteligente do layout de estoque, até a roteirização para escoamento de mercadorias, são estas tecnologias capacitadoras que permitem uma maior produtividade.
Isso porque, com a facilidade de compartilhamento de dados, através da nuvem, e softwares que alimentam a automação de processos operacionais, é muito mais simples manter um bom fluxo de envios, trazendo um atendimento de excelência, com inovação e proporcionando maior satisfação ao cliente.
Para saber mais sobre Indústria 4.0 e conhecer soluções logísticas inovadoras e personalizáveis, acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas!