De todo o fluxo de compra, o procedimento de entrega é um dos mais importantes. Uma vez que é por meio dele com que o consumidor estará formulando a sua experiência de compra: se boa ou ruim. Por isso, o foco na melhora do last mile é de suma importância.
Relembrando brevemente, o last mile, ou a última milha, é a etapa final da movimentação de uma carga, antes da sua chegada ao consumidor. Ocorrendo aqui, etapa decisiva para muitos consumidores.
Leia mais sobre: Last Mile – o passo mais importante até o cliente
Por isso, hoje separamos algumas dicas para auxiliar com a melhora da logística de last mile da sua empresa. Continue conosco nessa leitura e saiba mais!
Análise dos processos internos
Antes de partir diretamente para a melhora do last mile, é necessário verificar todos os processos que o antecedem. Uma vez que, não adianta proporcionar uma ótima entrega se outras áreas da empresa pecam com a sua qualidade.
Sendo assim, é realizado análise desde o setor de vendas, que adquiri insumo principal para fabricação, até o processamento do pedido do cliente. Passando ainda para o planejamento de rotas, embalagem e controle de estoque. Ações realizadas para tornar a experiência de compra e satisfação as melhores possíveis.
Otimização e automatização
Na busca por melhorias, a tecnologia é uma das suas principais aliadas, principalmente se tratando de last mile. Para isso, tenha em mente a busca por softwares adequados ao seu negócio. Uma vez que este investimento deve ser retribuído com a conquista de bons resultados.
Dessa forma, é possível integrar os setores da empresa em um único ambiente online, proporcionando ampla visão sobre o negócio. Além disso, é por meio dessa tecnologia que funções manuais passam a ser realizadas de forma ágil e simplificada. Como exemplo, o controle do estoque. Bem como, é aqui que é possível identificar possíveis áreas de melhorias e correções.
Opções de entrega e diferenciais
Garantir o poder de escolha do consumidor é algo que incrementa uma experiência de compra positiva. Dessa forma, apresentar mais de uma escolha de transporte, em conjunto com seus valores e prazos, enriquece a experiência de compra.
Além disso, proporcionar diferenciais no transporte do pedido é uma estratégia que também auxilia com a satisfação da compra. São exemplos como frete grátis a partir de determinada quantia gasta ou com entregas programadas, que passam a conquistar o cliente.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é a base para consolidar um bom last mile. Desta forma, realizar o estudo das rotas ajuda a tornar o caminho percorrido menor e mais agilizado. Para tal, é necessário visualizar diversas situações que possam vir a surgir e que atrapalhem o fluxo de transporte, causando atrasos. Como resultado, é por esse planejamento que é possível contornar ocorrências inesperadas.
Cuidado com transporte
O transporte, mesmo aparecendo por último nesta lista, não o torna menos importante. Muito pelo contrário, é um dos pontos principais para se ter um last mile eficiente. Aqui é onde os maiores resultados são gerados, da satisfação do cliente aos custos da empresa.
Sendo de suma importância investir em um transporte de qualidade, adequado às necessidades do seu negócio. Como resultado, proporcionando uma entrega rápida e com manuseio adequado do produto. Além disso, o investimento em tecnologias como rastreamento via satélite auxilia, além do acompanhamento em tempo real, a realizar caminhos alternativos em caso de congestionamentos.
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