Logística: conheça as principais categorias

Logística e suas principais categorias

O termo “logística” refere-se ao controle de determinadas atividades. Atualmente, soluções logísticas são utilizadas em basicamente todos os setores da sociedade. Afinal, manter o funcionamento de qualquer empresa depende de um planejamento sólido em todas as suas funções.


Assim, quando se fala em logística, não se trata somente ao transporte de cargas. Faz parte de um sistema logístico, também, o setor de armazenamento, de empacotamento, a monitoração etc.


Definitivamente, o planejamento desses pequenos sistemas é o que movimenta uma empresa. Cada peça dessa máquina consiste em um tipo diferente de logística. Agora você sabe quais são as principais categorias logísticas? Confira abaixo como elas funcionam.


ABASTECIMENTO


Também conhecida como inbound. Ela trata do controle de armazenagem e movimentação de materiais que sustentam a produção da empresa. Ou seja, este sistema administra o fluxo de matéria-prima e mantem contato com fornecedoras.


PRODUÇÃO


Esta área é responsável por transformar a matéria-prima em um produto. A logística para realizar essa tarefa consiste em controlar o abastecimento de cada posto de trabalho. Além disso, deve-se monitorar cada etapa do processo de fabricação do produto e orientar a armazenagem correta.


DISTRIBUIÇÃO


A logística outbound é responsável pela saída dos produtos. Neste setor acontece o gerenciamento das transportadoras, planejamento de rotas, contratação de motoristas, rastreio de carga e supervisão de carga e descarga. Como resultado, o setor também deve controlar o volume de estoque, para evitar obsolescência dos itens.


LOGÍSTICA REVERSA


Sua função é controlar a devolução de itens para a empresa. Ou seja, essa ela encaminha um pós-venda ou pós-consumo para o setor responsável.


O Código de Defesa ao Consumidor (CDC) assegura ao consumidor o direito de arrependimento da compra, além do direito de troca por defeito de produto. Portanto, deve-se considerar a administração desse setor como algo fundamental. Ainda, esse processo pode ajudar a manter um controle de qualidade, otimizando procedimentos.


LOGÍSTICA DE TERCEIRA PARTE (3PL)


Neste planejamento logístico, a empresa contrata uma terceirizada para gerenciar o processamento de pedidos. Desse modo, iniciando pelo pedido do cliente, embalagem, transporte, trocas e devoluções ficam sob responsabilidade da parceira contratada. Contudo, neste modelo a supervisão é feita pela empresa contratante.


LOGÍSTICA DE QUARTA PARTE (4PL)


A logística de quarta parte também é conhecida como Lead Logistics Partners (LLP). Ela também funciona como uma terceirizada, mas possui um nível maior de otimização. Agora ela passa a gerenciar 3PLs. Ou seja, é ideal para empresas de grande porte, que lidam com cadeias complexas de suprimentos.


LOGÍSTICA DE QUINTA PARTE (5PL)


Do mesmo modo que 3PLs e 4PLs, esta função é terceirizada. O diferencial é o uso de tecnologias avançadas para otimizar os processos. Por exemplo, usa-se inteligência artificial e automação de marketing digital.


O Grupo Gritsch possui excelência em serviços de transporte e logística. Assim, nossa missão é facilitar o processo de entrega, com qualidade e eficiência, para garantir que seu foco seja o relacionamento com o seu cliente.


Saiba mais sobre nossos serviços. Entre em contato e solicite uma cotação com um especialista.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens