Dezembro finalmente chegou, trazendo uma das datas comemorativas mais desafiadoras para a logística de uma empresa, o Natal. Sobretudo, esse período representa o aquecimento nas vendas e aumenta as possibilidades de crescimento para qualquer negócio.
Por outro lado, com a nova logística vem novos desafios e você deve estar preparado para o aumento no volume de compras.
Além disso, fatores externos como maior movimentação nas estradas, menor disponibilidade de mão de obra e necessidade de mais espaço para o armazenamento e movimentação das cargas, devem ser levados em consideração. Continue conosco nessa leitura e saiba como preparar a sua logística para o Natal!
O papel das empresas de transporte no Natal
Boa parte das encomendas de Natal são presentes e o consumidor fica preocupado com o prazo de entrega (que costuma ser maior). Desta forma, é de suma importância garantir que o produto chegue nas mãos do destinatário até a data combinada.
Em um cenário fantasioso, enxergamos as empresas de transporte como os “papais noéis”, que fazem milagres para que os clientes tenham experiência de entrega perfeita.
Como se preparar para o Natal?
Para lidar com um dos períodos mais importantes do ano, as inovações tecnológicas possuem um papel crucial. Sendo elas as responsáveis para que as estratégias de logística proporcionem uma produtividade maior e os custos sejam reduzidos.
Assim, com o foco no cliente final, algumas das soluções são voltadas para o monitoramento das entregas, mantendo o cliente informado durante todo o processo.
Além do rastreio, a logística de Natal deve levar em consideração funcionalidades como a rota das entregas. Como resultado, garantindo que as encomendas cheguem ao seu destino dentro do prazo.
No entanto, é um erro estimar que as atividades se encerram no momento da entrega. O planejamento da logística reversa deve ser programado e executado de forma ágil.
Por isso, tenha em mente trocas e devoluções de Natal. Se não for estabelecida uma comunicação adequada, o processo pode ser desgastante para o consumidor e isso irá reduzir a chance de novas vendas.
Dicas para otimizar a logística de entregas do Natal
As dicas a seguir parecem simples, mas não deixe de levar elas em consideração ou o Natal será tumultuado e o retorno pode ser menos gratificante.
1- Identifique pontos de melhoria e eficiência
É preciso ter uma visão 360º da cadeia de logística. Então, pense em todas as áreas envolvidas e não esqueça de levar em consideração o fator “erro humano”, que pode ser reduzido com a implementação de novas tecnologias.
2- Prepare seu estoque
O Natal aumenta a demanda da maioria das empresas em mais de 100%. Dessa forma, trabalhe com um estoque mais adequado para conseguir atender as demandas dentro do prazo.
3- Tenha assertividade na entrega
Como mencionado anteriormente, a grande preocupação do consumidor no Natal está no prazo de entrega. Não se esqueça de levar em consideração os prazos apertados e maior demanda de entregas.
4- Acompanhe em tempo real
Por meio da tecnologia, cada etapa da logística pode ser acompanhada em tempo real. Assim, mantenha uma comunicação ativa com o consumidor para prevenir eventuais erros, alertando-o antecipadamente sobre as providências tomadas.
5- Aproveite esse momento!
Revise e otimize seus processos logísticos, aproveite o Natal para impactar positivamente os seus resultados do seu negócio.
O Natal é um momento único e a Gritsch está a 53 anos auxiliando empresas em todo processo logístico de entrega.
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Gritsch, nós vamos aonde a maioria não vai!