Junho chegou e com ele veio a data que celebra o amor: o Dia dos Namorados! Aqui no Brasil, esta ocasião é uma oportunidade de ouro para o comércio. E exige alguma preparação logística. Afinal, quem não gosta de presentear o seu cônjuge, não é mesmo?
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esta celebração é a terceira data comemorativa mais lucrativa para o varejo. Ou seja, perde apenas para o Natal e o Dia das Mães!
Apesar disso, é incontestável a importância da movimentação comercial para a economia brasileira.
Assim, pensando em auxiliar a sua empresa na logística prévia, preparamos algumas dicas. Veja abaixo!
Faça a logística do controle de estoque
Para o consumidor, uma data comemorativa é uma oportunidade de criar um momento especial. Portanto, caso o comerciante não esteja em contato com fornecedor, certamente o produto poderá chegar com atraso. E isso significa uma grande perda para o varejista. Afinal, ao receber com atraso um item, a tendência é que o consumidor desista da compra e devolva o item.
Para evitar problemas de abastecimento e estoque obsoleto, realize pesquisa com seu público-alvo. Dessa maneira, você verifica a real demando do produto e consegue antecipar sua oferta.
Invista no E-commerce
Faz parte da preparação logística o marketing do seu produto. Portanto, invista em um layout para o site da sua loja. Assim, Utilize uma temática afetiva, delicada e romântica.
Além disso, mantenha a segurança do site para receber os pagamentos online. Uma aparência confiável deixa o consumidor mais tranquilo para cadastrar seus dados na rede.
Foque nos produtos
Antes de tudo, seus produtos precisam ser diferenciados, mas apropriados ao seu público. Para uma data comemorativa, é interessante fazer uma seleção de itens que combinem entre si, em um kit, e realizar uma oferta especial. Isso deixa a logística de envio mais fácil, para você e para o cliente.
Veja alguns dos produtos mais procurados:
- Bijuterias
- Roupas
- Calçados
- Eletrônicos
- Cosméticos
- Chocolates
Seja criativo na campanha de Dia dos Namorados
Atualmente, você consegue se conectar facilmente com seu público através das redes sociais, por e-mail e mesmo pelo seu site. Basta investir em uma boa estratégia de marketing. Assim, sempre que possível, vá às redes e estabeleça diálogos com seus seguidores.
Além disso, faça ofertas, ofereça cupons de desconto e brindes. Estas ações podem atrair mais clientes. Ainda, são oportunidades de movimentar o estoque obsoleto de alguma categoria de produtos.
Não deixe de cumprir o prazo de entrega!
Principalmente em datas comemorativas, a entrega é de extrema importância. Uma ocasião especial tem uma data específica para comemoração. Se o produto atrasar, não há sentido para seu uso e as chances de arrependimento da compra aumentam muito. Portanto, prepare-se e cumpra o prazo de entrega prometido.
A Gritsch – Soluções em logística oferece excelência no transporte de mercadorias. Entre em contato com nossos especialistas e prepare seu comércio para o Dia dos Namorados!