Logística do Dia dos Pais: prepare sua estratégia de entrega! 

Gristch - Logística Dia dos Pais

Datas comemorativas representam, sempre, uma boa lucratividade para o setor do comércio, especialmente para o e-commerce! Nesse sentido, é importante preparar com antecedência a sua estratégia de frete e a logística de Dia dos Pais na sua loja!


Segundo uma pesquisa da Shopee, neste ano, a expectativa de gasto médio por ticket será de R$262, em média, por cliente, com o presente do Dia dos Pais. Ou seja, um aumento de 20% em relação com a ocasião no ano anterior. Além disso, para 61% dos entrevistados, o preço acessível e custo-benefício serão prioridades na escolha. 


Embora esta data comemorativa, ainda, não se classifique como uma das mais lucrativas, o faturamento em 2021 teve uma alta de 15,9% em relação ao ano anterior. E isto superou a marca de R$6,2 bilhões. 


Contudo, se esta estimativa de lucratividade não for suficiente para focar na logística do Dia dos Pais, lembre-se que o valor do frete impacta na decisão de compra. Desse modo, 82,3% das taxas de abandono de carrinho ocorrem por considerar a entrega muito cara, segundo pesquisa da Rock Content. Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para ajudar a preparar sua estratégia para esta data! Confira a seguir!


Faça uma estratégia personalizada 


Em suma, a experiência de e-commerce não é homogênea em todo setor. Cada loja virtual têm uma realidade de demanda e entrega. É de suma importância o bom conhecimento do seu negócio para preparar logística do Dia dos Pais.


Isso significa alinhar a produção com a estratégia de marketing, considerando o estoque já existente. Além disso, considere condições de frete diferenciadas para esta ocasião, focando em eficiência e segurança.


Planeje a logística para aumento da demanda


Um bom planejamento de logística para o Dia dos Pais, ou qualquer outra data comemorativa, deve ser feito com antecedência. Isto significa que você pode adiantar sua campanha publicitária, preparação de estoque e cotação para entregas considerando este aumento na procura. 


Ao realizar uma preparação antecipada, é mais fácil garantir que as mercadorias sejam enviadas no prazo. Assim, não esqueça de focar, também, na burocracia que o negócio exige, como emissão de notas fiscais ou declaração de conteúdo. Afinal, esta documentação é obrigatória para o frete e pode causar atrasos se feita tardiamente. 


Faça uma boa análise de quanto tempo é necessário para a embalagem e despacho dos seus produtos, considerando a alta na demanda. Ao fazer estas considerações com antecedência, é mais fácil alterar a estimativa de entrega e evitar atrasos. 


Foque em realizar uma boa entrega


Definitivamente, em uma data comemorativa de grande importância, é extremamente desagradável não receber a sua encomenda no dia esperado. Especialmente, quando a compra é planejada com antecedência. Segundo pesquisa da Shopee, a tendência é que o consumidor antecipe as compras para a ocasião em, aproximadamente, três semanas. Ao todo, 36% dos participantes afirmaram que evitarão as comprar de última hora. 


Dessa maneira, a logística de Dia dos Pais deve focar em realizar uma entrega eficiente e segura. De acordo com a Rock Content, 40,7% das compras são experiências negativas, devido à demora na entrega. 


Portanto, é fundamental, disponibilizar a cotação do frete. Bem como, seu prazo de entrega, com facilidade para o comprador. Ainda, deve-se atentar para soluções em logística que permitam agilizar o despacho dos produtos. Também, é ideal oferecer uma boa experiência de compra para o consumidor, através da tecnologia. Ou seja, invista em um sistema de rastreamento em tempo real, em que o cliente consiga acompanhar as etapas de envio. 


Conte com o Grupo Gritsch! Somos especialistas em logística e transporte, atuando há mais de 53 anos conectando pessoas e negócios. Entre em contato com um de nossos atendentes e peça uma cotação!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens