Logística do futuro: o papel da embalagem compacta

Gritsch - logística do futuro: o papel da embalagem compacta

Diante do cenário econômico atual e da necessidade cada vez mais presente de manter a sustentabilidade, é fundamental investir em uma logística do futuro. Portanto, a adesão a embalagem compacta têm um papel fundamental.


Mas antes de explicar a importância dessa configuração de pacote, entenda o processo de escolha de embalagens na logística.


Quais são os tipos de embalagens? 


A logística de movimentação de qualquer produto depende muito das diversas camadas de embalagens, que podem ser classificadas da seguinte maneira:


  • Embalagem Primária: são aquelas que ficam em contato direto com a mercadoria. Sua função é identificação do produto e da marca, além de isolar e proteger o conteúdo. Também devem garantir a estabilidade da mercadoria no local de venda;
  • Embalagem Secundária ou Coletiva: usadas para facilitar a comercialização e movimentação de produtos, além de acrescentar proteção ao transporte. Devem ser resistentes, para garantir o empilhamento e armazenagem em diferentes ambientes;
  • Embalagem Terciária: agregam as embalagens secundárias em grupos maiores, em pallets, containers ou, em alguns casos, papelão. Geralmente são envoltas em plástico. Precisam ser estáveis e compactas, para aproveitar a capacidade de instalações e veículos.


O que determina a escolha?


Alguns fatores contribuem para escolha de embalagens. Primeiro, é fundamental entender os custos e potenciais riscos que cada produto poderá sofrer, para determinar o melhor material a ser utilizado. Além disso, deve-se considerar a legislação, que determina os tipos de materiais de embalagens.


Nesse sentido, deve-se analisar as características gerais do produto. Por exemplo: peso, nível de fragilidade, tipo e valor da carga, entre outros. Assim, o processo de produção determina que tipo de embalagem primária e/ou secundária deve ser usada.


Então, considerando o manuseio e a armazenagem, define-se a embalagem terciária. Ainda, é necessário considerar fatores externos, como temperatura e umidade, na escolha de embalagens, porque isto pode afetar a qualidade do produto.


Finalmente, há uma preocupação crescente, especialmente na última década, com o impacto ambiental que resulta da geração de resíduos pela indústria. Dessa maneira, a escolha de embalagens também deve considerar a necessidade de reciclar e reaproveitar estes materiais. 


E a função da embalagem compacta?


O design de embalagens compactas pode ser muito benéfico para o meio ambiente, além de trazer vantagens para a empresa.


Como vimos anteriormente, o processo de estocar e armazenar produtos não é simples e pode ser muito custoso. Especialmente se a gestão não levar em conta os riscos.


Nesse sentido, uma embalagem compacta pode representar uma economia em todas as etapas. Isso porque ela vai utilizar menos material e ampliar a capacidade de armazenagem, facilitando até o transporte. Por isso, é comum a procura por soluções em logística reversa.


Quer saber mais informações sobre soluções logísticas e transporte de cargas? Acesse o nosso blog e confira!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens