A obrigatoriedade da logística reversa teve origem em 2010, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com a Lei nº 12.305/10, se estabeleceu um acordo de responsabilidade entre diversos segmentos da sociedade. Contudo, a preocupação com o descarte de resíduos considerados nocivos já ocorre desde a década de 1990.
Nesse sentido, a responsabilidade por promover diminuição do volume dos resíduos sólidos vai desde a esfera pública até o cidadão comum. Em suma, todos os segmentos dos setores de industrialização, distribuição e comercialização são responsáveis pela repercussão dos danos ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto de resíduos. Portanto, a lei visa responsabilizar a todos, em relação ao destino desse material.
Simultaneamente, a função do cidadão, enquanto consumidor, é retornar os resíduos descartados em locais pré-estabelecidos. Já para as empresas, a função é coletar e gerenciar corretamente os resíduos sólidos coletados, destinando ao reuso ou reciclagem.
Além disso, a lei prevê que o setor privado invista em ações de prevenção, como usar produtos de maneira mais sustentável. Por fim, fica a cargo do poder público fiscalizar esse sistema e empregar estratégias de conscientização a respeito da logística reversa.
Assim, quais seriam as vantagens de aplicar o sistema de logística reversa na sua empresa? A princípio, como explicamos, é obrigatório por lei que a empresa assuma a responsabilidade pela coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. Contudo, existem alguns benefícios que essa atividade traz, além de estar em dia com a legislação. Veja os principais a seguir.
A LOGÍSTICA REVERSA AJUDA A REDUZIR CUSTOS
Além de reaproveitar matéria-prima, o gasto para realizar a produção, armazenamento e distribuição também podem cair. Afinal, uma ação completa de logística reversa prevê o planejamento de todas as atividades considerando a menor produção de resíduos sólidos. Isso diminui descartes desnecessários e perda de materiais obsoletos, por exemplo.
BENEFICIA A ECONOMIA DO PAÍS
Com a expansão de sistemas de logística reversa surgem novos setores no mercado, responsáveis por lidar com o reaproveitamento de resíduos. Logo, sendo criadas tecnologias limpas e investimento neste setor. Além disso, o sistema de responsabilidade compartilhada facilita o retorno de resíduos reutilizáveis para a indústria.
É UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL
A logística reversa ajuda a evitar a contaminação e poluição do meio ambiente. Sua meta é reduzir o volume de descarte e reutilizar ao máximo os resíduos sólidos. Essa técnica pode evitar a sobrecarga de aterros sanitários. Da mesma forma, a política reversa aconselha que se utilizem tecnologias mais limpas no processamento de produtos e antecipa o uso regulado de recursos naturais.
COMO COLOCAR A ESTRATÉGIA DE LOGÍSTICA REVERSA EM PRÁTICA NA SUA EMPRESA?
Primeiramente, deve-se realizar uma política específica para a logística reversa da sua empresa. Isso significa que é preciso ressignificar a política de devoluções e definir a logística de coleta de resíduos.
Além disso, é importante capacitar seus funcionários para que coloquem em prática ações de resolução de problemas em relação a retorno de produtos e coleta de resíduos. Ao mesmo tempo, uma boa comunicação com o consumidor garante que eles participem de campanhas de descarte correto desses materiais.
Ainda, manter controle ativo do estoque é fundamental para entender a necessidade real de reposição. Isso ajuda efetivamente a reaproveitar a matéria prima, por exemplo. Por fim, adicionar uma rota de coleta economiza custos de operação e ajuda a estabelecer a logística reversa de forma autônoma.
O Grupo Gritsch tem excelência e tradição no ramo de logística e transporte. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!