A Importância de uma Logística Sustentável

A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade mundial. Para proteger o planeta, há uma necessidade de mudança nos meios de consumo e de produção. Com adoção de procedimentos sustentáveis e de menor impacto na natureza, com gestão sustentável e de longo prazo de todos os recursos naturais existentes, bem como com redução nas mudanças climáticas.

Assim, quando falamos de logística, é indispensável o enfoque na sustentabilidade.

O segmento de logística e transportes evoluiu imensamente, tornando possível receber um produto vindo do outro lado do mundo em apenas alguns dias. Assim como facilidades, essa evolução gerou também efeitos nocivos para o meio ambiente. Entretanto, precisamos renunciar à praticidade em prol da sustentabilidade? Não necessariamente.

Para isso, o que precisamos fazer é equilibrar esses dois fatores, desenvolvendo a conscientização de nossa sociedade.

Como exemplo de medidas fáceis de serem adotadas no segmento de logística, citamos: gestão de forma responsável na utilização de recursos naturais, utilização de combustíveis menos nocivos, como o etanol, utilização de energia renovável, redução na utilização de papéis no ambiente de trabalho, parceria com fornecedores que levantem a bandeira da sustentabilidade, gerenciar e garantir o descarte adequado de resíduos, entre outros.

Com isso, a logística e a sustentabilidade devem caminhar lado a lado, garantindo um crescimento econômico sustentável a longo prazo e a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as medidas de sustentabilidade que empregamos em nossas ações aqui na Gritsch!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

As Indústrias mais Impactadas pelo COVID no Brasil

            Entre os dias 1º e 25 do mês de março de 2020, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) realizou uma pesquisa com 3.363 empresas em que 43% já se sentiam afetadas pela pandemia. No segmento industrial, o instituto contabilizou as

Cloud Computing: O que é e porque usar

Você já deve ter escutado termos como “subir para a nuvem” ou “iCloud”, mas o que é isso e por que isso é tão importante? Vamos lá, vamos te explicar o cloud computing de um jeito simples e rápido. O que é? Cloud, do inglês

O Impacto da COVID na Cadeia de Suprimentos

            A pandemia de COVID-19 teve um início muito rápido, pegando a todos de surpresa, principalmente a área da saúde, pública e privada, e posteriormente o segmento industrial e comercial. A China, primeiro país assolado pelo vírus, tomou medidas restritivas rigorosas desde o início.