Manutenção Veicular: 5 sinais que o veículo está com problema

Gritsch - Manutenção veicular

Realizar a manutenção veicular apropriada vai garantir o bom desempenho do seu veículo e a eficiência do transporte e entrega de cargas. Apesar de saber que a prevenção é sempre o melhor caminho, nem sempre conseguimos manter tudo exatamente como gostaríamos.

 

Se você deixou passar o prazo da manutenção veicular, seu veículo pode já estar dando alguns sinais de que está com problemas. Vamos te apresentar 5 sinais para ficar de olho.

 

Manutenção Veicular: 5 sinais seu veículo pode estar te passando uma mensagem!

 

Antes de chegar a um nível crítico, seu veículo vai te dar alguns sinais de que algo não está certo. Assim, aproveite esta chance para evitar um gasto ainda maior, e caso você perceba algum destes 5 sinais no seu veículo, mande-o imediatamente para a oficina mecânica.

 

1) Manchas no chão do estacionamento

 

Caso o seu veículo tenha ar-condicionado, é normal que apareça uma pequena poça de água quando o carro é estacionado. Inclusive, isto é um bom sinal. Contudo, esta água pode estar indo para algum lugar que não deveria.

 

No entanto, este gotejamento deve durar um breve tempo. Caso seja constante e sempre haja poças de água significativas embaixo do veículo, é melhor conferir o motor. A fim de verificar se há vazamentos de água, para evitar um possível superaquecimento.

 

Se as poças forem viscosas, formando manchas escuras, o problema pode ser ainda mais grave. Pode estar acontecendo um vazamento de óleo, e seu carro corre sério risco. 

 

As causas para vazamento de óleo são muitas, e apenas um mecânico experiente poderá fornecer o diagnóstico correto.

 

2) Atente-se para ruídos incomuns e persistentes

 

Os proprietários de veículos costumam conhecer muito bem o barulho do motor do seu carro. Ou seja, é como ouvir a mesma música e sempre reconhecer o mesmo tom e as mesmas notas. 

 

Porém, a não ser que seu veículo seja uma clássica Kombi ou um charmoso Fusca, não é comum que o motor ou outras partes do carro façam barulhos. Este sinal auditivo deve ser um alerta para revisar o veículo.

 

3) Onde há fumaça, há… problemas!

 

Um veículo saudável não deve emitir nenhum tipo de fumaça. Dessa forma, não importa a ocasião ou a temperatura, fumaça é sempre um sinal de que algo não está certo com o veículo.

 

Para agilizar o diagnóstico, observe a cor da fumaça. Assim, ela pode ser preta, azul, ou branca. Como resultado, cada um destes tipos de fumaça significa um tipo diferente de problema.

 

4) Volante trepidando ou puxando

 

Este é um sinal clássico de que está na hora de fazer uma revisão básica do seu veículo: o balanceamento das rodas. Além disso, também pode ser um indicativo de algo mais sério, como um problema nos freios.

 

O volante puxando para os lados pode ser a causa de um acidente na ocorrência de um mínimo descuido do motorista, não devendo ignorar esse sinal. Assim, não postergue o balanceamento das rodas, a troca de pneus e a checagem dos freios. 

 

5) O óleo não deve baixar de nível antes do prazo esperado

 

Toda vez que trocamos o óleo do motor, é feita uma previsão para a próxima data em que ele deverá ser trocado novamente. Esta data se baseia na quilometragem, de acordo com o tipo de óleo utilizado e da marca e modelo do veículo.

 

Conferir o nível do óleo do motor com certa frequência é uma ação prudente. No Brasil, os frentistas costumam oferecer este serviço quando é feito o abastecimento de combustível. Caso o nível esteja abaixo do esperado e a quilometragem ainda esteja longe do previsto, este é um sinal bem claro de que seu veículo precisa de manutenção.

 

Lembre-se que prevenir é melhor do que remediar. Porém, por maior que seja o cuidado, nenhum veículo está imune de problemas. Tenha atenção com os sinais iniciais para evitar que o problema fique maior. 

 

Se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog para mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens