MEI Caminhoneiro: vale a pena fazer? Saiba mais!

MEI Caminhoneiro: vale a pena fazer?

Em dezembro de 2021, aprovou-se a lei complementar nº 188/2021. A partir desta data, entra em vigor a categoria de transportador autônomo no registro de microempreendedor individual. Ou seja, agora existe o MEI Caminhoneiro! Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre essa mudança.

 

O que é o MEI Caminhoneiro?

 

A sigla MEI significa Microempreendedor Individual. Assim, para entrar nesta categoria, deve-se ter o cadastro de pessoa jurídica. Ou seja, o profissional autônomo fará o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e passa a emitir nota fiscal pelos seus serviços.

 

O MEI Caminhoneiro é uma das categorias de profissionais autônomos incluída no MEI. Contudo, a legislação permite que esse profissional tenha um faturamento maior. Enquanto as categorias regulares podem ter uma renda de até R$81 mil por ano, o limite para um MEI Caminhoneiro é de até R$251,6 mil.

 

Eu posso ser MEI Caminhoneiro?

 

Antes de tudo, se o seu rendimento anual ultrapassar o limite estabelecido pela resolução, você não será considerado microempreendedor. Portanto, não poderá fazer o MEI. Contudo, se o rendimento for igual ou inferior, está permitido sim!

 

Além disso, esta atualização da lei não considera o profissional que já está contratado em regime de CLT. Somente trabalhadores informais ou autônomos podem se tornar microempreendedores individuais.

 

Atualmente, as categorias de profissionais contempladas com o MEI Caminhoneiro são:

 

  • Transportadores municipais de passageiros;
  • Condutores de mudança;
  • Transportadores escolares;
  • Caminhoneiros de cargas não perigosas;
  • Transportadores de carreto.

 

Quais são os benefícios?

 

Definitivamente, para um caminhoneiro autônomo ou informal, registar-se como MEI Caminhoneiro pode ser muito benéfico. Veja, a seguir, alguns proveitos.

 

  • Você pode emitir Nota Fiscal;
  • Pode receber benefícios do INSS, como o auxílio-doença;
  • A carga tributária é fixa em 12% sobre o salário-mínimo vigente + ISS + ICMS (ou seja, é mais fácil realizar o imposto de renda e você não corre o risco de precisar pagar alguma outra taxa inesperada);
  • Poderá se aposentar por idade;
  • Tem plano de saúde.

 

Ficou curioso para saber mais sobre o MEI Caminhoneiro? Fique ligado(a) em nosso blog e não perca as próximas atualizações!

 

O Grupo Gritsch possui uma equipe de motoristas altamente capacitados. Para saber mais sobre as nossas soluções logísticas e de transporte, acesse nosso site!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens