Novembro Azul: diga não ao preconceito, cuide-se

Gritsch Novembro Azul

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização do câncer de próstata e da importância do diagnóstico precoce e da sua prevenção. Em suma, o Novembro Azul é uma das principais iniciativas que visa quebrar com o preconceito que ainda permeia o cuidado e preocupação com a saúde masculina. Principalmente da ida ao médico para realizar exame de toque.

 

 

O câncer de próstata    

 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que no período de 2023 a 2025, sejam diagnosticados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata no país. Esses valores correspondem a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Por isso, o Novembro Azul é uma campanha de sua importância de nível global.

 

Ocasionado pelo crescimento descontrolado de células, o câncer de próstata se desenvolve de forma silenciosa, não chegando a ter sinais aparentes. Por isso, é de suma importância que homens, a partir dos 45 anos, atentem-se aos fatores de risco dessa doença. Que podem ser desde a idade ao histórico familiar de câncer, sobrepeso e obesidade.

 

Porém, é possível que o câncer de próstata apresente sinais logo em seu estágio inicial, sendo os mais comuns: 

 

  • dificuldade para urinar;
  • demora para começar e terminar de urinar;
  • sangue e/ou sêmen na urina;
  • redução na potência do jato da urina;
  • vontade frequente de urinar. 

 

Origem do Novembro Azul

 

O movimento Novembro Azul teve sua origem na Austrália, em 2003, a partir da iniciativa de dois amigos que decidiram deixar os bigodes crescerem. Dessa forma, sentindo-se inspirados pela campanha realizada pela mãe de um colega para levantar fundos para o combate e prevenção ao câncer de mama, ambos amigos passaram a associar o bigode à luta contra o câncer de próstata. 

 

Nesse sentido, em 2004, surgiu o Movember Foundation, com o objetivo de chamar atenção para a saúde masculina, especificamente para o câncer de próstata.

 

No Brasil, o movimento chegou em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce. 

 

 

Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce

 

 A saúde do homem, muitas vezes, é negligenciada por uma série de fatores culturais e sociais. Situação essa que faz muitos homens evitarem consultas médicas regulares e ignorarem os principais sintomas que podem ser indicativos de problemas sérios de saúde. 

 

O Novembro Azul surge como uma resposta a essa realidade. Assim, buscando conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a própria saúde e de realizar exames preventivos regularmente. A campanha também tem como objetivo combater o preconceito em relação ao exame de toque retal, ainda visto como um tabu entre muitos homens. Mas que é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

 

Afinal, quando detectado em suas fases iniciais, as chances de cura da doença são de até 90%. Por isso, é de extrema importância que os homens percam o medo e o preconceito e procurem um urologista para realizar os exames preventivos. 

 

Dizer não ao preconceito é o primeiro passo para uma sociedade mais consciente e saudável. Medidas simples podem prevenir o câncer de próstata, uma doença séria. Por exemplo, com a realização de exames regulares e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Por isso, não deixe que o preconceito impeça você de cuidar da sua saúde. 

 

Apoie o Novembro Azul e faça parte dessa luta contra o câncer de próstata.

 

Cuidar da saúde é sim coisa de homem!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens