Você sabe o que é Cross Docking? Confira! 

Gritsch Cross Docking

Atualmente, o mercado se mostra cada vez mais competitivo. Seja pela recente crise sanitária ou pela maior demanda de consumidores, a necessidade de se destacar da concorrência é uma realidade que veio para ficar. Nesse sentido, é importante para empresas de qualquer segmento saber lidar com um público que é exigente e sabe buscar informações. Assim, qualquer maneira de reduzir os custos logísticos de sua operação é válida. E o cross docking pode ajudar nesse processo!

 

Mas, você sabe o que é cross docking? E como esta estratégia pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado? Pensando nessas questões, fizemos o artigo de hoje! Aqui, você vai entender o conceito e a utilidade desta ferramenta. Confira a seguir e boa leitura!

 

Conceito de Cross Docking

 

O termo cross-docking vem do inglês e, traduzindo livremente, temos a expressão “cruzamento de docas”. Em suma, este conceito é utilizado, atualmente, para nomear um sistema de distribuição de carga diversificado. 

 

Aqui, as mercadorias chegam aos centros de distribuição, que já possuem estrutura especial para este sistema, e são encaminhadas aos seus destinos com um prazo curto, de 24h, no máximo. 

 

Nesse sentido, o cross-docking, como podemos imaginar, é um sistema que dispensa grandes estruturas para armazenamento de produtos. Afinal, toda a sua logística de distribuição é feita para que a mercadoria tenha uma entrega rápida e eficiente. 

 

Assim, nesta modalidade, o fornecedor entrega as mercadorias em docas, estruturas específicas para carregar e descarregar. Em seguida, a equipe responsável pelo Centro de Distribuição faz a triagem, que consiste em separar e organizar estes produtos, conforme os pedidos dos clientes. Finalmente, cada pacote vai para a expedição, de acordo com o planejamento de rotas dos veículos, para ser entregue em seu destino. 

 

Este espaço não tem estrutura para um armazenamento por longos períodos, sendo apenas um ponto de encontro entre o fornecedor e a transportadora que realiza a entrega. Dessa forma, não há acúmulo de estoque, sendo a estrutura uma área apenas de transição. 

 

Quais são os benefícios do cross docking?

 

Optar pelo cross-docking pode significar uma grande vantagem para o seu negócio, já que é possível conseguir otimização de recursos e de operações. Veja alguns benefícios a seguir. 

 

Entregas mais rápidas

 

A agilidade nas entregas é um dos grandes focos da estratégia de cross-docking. Isso porque, como não é preciso armazenar os produtos, o tempo de entrega fica muito menor. Afinal, a mercadoria chega ao Centro de Distribuição e é despachada no mesmo dia. Algumas vezes, o processo ocorre em poucas horas. 

 

Com esta eficiência na operação, é mais difícil que aconteçam falhas e erros, que afetam o tempo de frete. Dessa forma, a experiência do consumidor também melhora, já que o processo de triagem fica muito mais eficiente, evitando a entrega de produtos defeituosos ou errados. 

 

Redução de problemas com espaço 

 

Se você possui uma empresa sabe que há muitas desvantagens em necessitar de um espaço para armazenar seus produtos. Primeiro, o custo é muito alto, tanto para construir, como para alugar um depósito ou galpão. Ainda, há os valores adicionais para manter o espaço funcionando, como energia, sistemas de segurança, colaboradores para trabalhar na logística do local etc. 

 

Também existe a questão da insegurança. Mesmo tendo sistemas de vigilância, é sempre um risco perder parcial ou totalmente o seu estoque, devido a roubos e furtos. E isto é um grande prejuízo, especialmente para o pequeno e-commerce que pode não ter seguro. 

 

Portanto, com o cross-docking, além de economizar com a estocagem, produzindo de acordo com a demanda, é possível ter a segurança de que sua mercadoria não estará sujeita à roubos. 

 

Implementando o sistema

 

Para que a estratégia de cross-docking seja eficiente na sua empresa, é importante que haja um bom planejamento. Antes de tudo, sendo necessário cumprir os prazos divulgados para os clientes. Assim, deve-se considerar um plano de ação com os seguintes itens:

 

  • Investir em um software para gerenciar a logística do transporte;
  • Qualificar suas equipes de colaboradores;
  • Desenvolver um atendimento de excelência;
  • Ter boas parcerias com fornecedores e transportadores;
  • Entre outros. 

 

Dessa forma, é importante confiar em uma especializada em transporte e soluções logísticas que tenha expertise na modalidade de cross-docking. Afinal, sem este compromisso, não é possível atender às demandas do seu cliente e sua marca pode ficar manchada. 

 

Por isso, para garantir a otimização dos seus recursos e operações, conte com a Gritsch! Há mais de 53 anos conectamos pessoas e negócios, atuando na área de transporte e logística, com expertise na estratégia de cross-docking. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens