O que é WMS e como ele afeta a logística

O que é WMS

Inovações tecnológicas andam de mãos dadas com Soluções Logísticas, a fim de garantir maior otimização de tempo e organização interna nas empresas. Principalmente quando falamos sobre o controle de estoque. Uma vez que, o cuidado indevido com os armazéns encarece os processos, além de gerar maiores custos e desperdício de insumos e produtos.

 

Dessa maneira, visando o cuidado com essa etapa tão importante da cadeia de suprimentos, a solução WMS surgiu. Sistema tecnológico com objetivo de garantir maior segurança e assertividade no armazenamento das corporações, principalmente daquelas que lidam com vendas.

 

O que é WMS?

 

O Warehouse Management System (WMS) em português livre se torna muito mais compreensível. O Sistema de Gerenciamento de Armazém, como o próprio nome diz, é um software utilizado para administrar etapas do supply chain em armazéns e centros de distribuição.

 

O software WMS possibilita uma comunicação integrada, realizando o recolhimento imediato de informações essenciais para o sistema possuir controle preciso do armazém. Sendo a partir dele, que todas as atividades ocorridas dentro do estoque são registradas e armazenadas para acesso.

 

Desde a entrada, o software mantém uma rastreabilidade em tempo real dos itens em estoque, da sua localização em prateleiras, a informações como lote, validade e quantidades.

 

O WMS tem como objetivo principal proporcionar maior otimização e automatização. Assim, eliminando a complexidade dos controles manuais, para maior assertividade das informações. 

 

Como o WMS atua?

 

Sendo um software responsável por gerenciar todo e qualquer movimento dentro dos armazéns, ele garante rastreamento em tempo real sobre os produtos ali guardados.  

 

A inteligência artificial é a chave principal para o funcionamento do WMS. Sendo por meio dela que é possível ter a definição dos locais para armazenamento dos itens. Bem como, melhorar a organização das prateleiras, identificação de reposição e atualização de inventário

 

Do momento em que o produto e/ou insumo é recebido ao armazém, ele passa pelo processo de verificação e catalogação. Assim, sendo registrado ao sistema por meio do escaneamento de códigos de barras ou QR codes. Dessa forma, todo o controle sobre os itens ali no armazém é realizado com eficiência e agilidade, sem a necessidade da inserção manual. 

 

Nesse sentido, é proporcionado maior assertividade nas tomadas de decisões, não somente ao setor, mas a empresa como um todo. Já que, o sistema WMS dá acesso ilimitado a qualquer dispositivo, assim, integrando a comunicação da empresa. 

 

Como resultado, por meio da análise dos relatórios obtidos pelo software, a corporação fica um passo à ao que diz respeito a planejamentos estratégicos. Já que, com o controle preciso do estoque, os gestores responsáveis pela compra de insumos e produtos, passam a realizar está tarefa de forma assertiva. 

 

Além disso, o WMS se integra ao sistema SSW, de forma a conectar os setores de venda e expedição. Assim, quando um cliente realiza uma compra, o WMS processará as informações e atualizará o estoque automaticamente, dando instruções sobre os próximos passos para envio do pedido. 

 

De forma geral, o Sistema de Gerenciamento de Estoque, auxilia a empresa a reduzir custos de armazenagem e desperdício, além de estar um passo à frente para tomadas estratégicas com os relatórios precisos criados pelo software.  

 

Gritsch, Soluções em Logística

 

Aqui no Grupo Gritsch, buscamos sempre por novas tecnologias, com objetivo de proporcionar, além de excelência em nossas soluções, maior maximização esforços dos nossos colaboradores em atividades de fato importantes.

 

Assim, utilizamos particularidades do Warehouse Management System em nossas soluções, somadas a outros sistemas de registro. Isso garante maior segurança e rastreamento em tempo real durante todas as etapas dos processos.

 

Entre em contato com um especialista Gritsch e saiba mais sobre como expandir o seu negócio.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens