Outubro rosa

          Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento conscientizador realizado internacionalmente.

 

          Sobretudo, a data surgiu com o objetivo de trazer e divulgar informações sobre o câncer de mama, doença que acomete grande parte da população feminina, com cerca de aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados para 2020 – estimando cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama para este ano, 2021, no Brasil (dados retirados do site do Ministério da Saúde).

 

Origem do Outubro Rosa

 

          A princípio, o movimento mundial para conscientização do câncer de mama foi criado nos Estados Unidos, por meio da Fundação Susan G. Komen. Sua idealizadora, Nancy G. Brinker, acompanhou a luta diária, durante 3 anos, que sua irmã mais velha travava contra o câncer de mama. Infelizmente, a irmã de Nancy, veio a falecer devido a doença em 1980. Anos mais tarde e, devido a uma promessa feita por Nancy a sua irmã, a Fundação Susan G. Komen surgiu, em 1982, levando o nome de sua irmã mais velha e o objetivo de acabar com o câncer de mama no mundo.

 

          Posteriormente, anos mais tarde, em 1990, a Fundação realiza a Corrida pela Cura (Race for the Cure) em Nova York. Evento este que, apresentou pela primeira vez o uso do laço rosa, futuramente utilizado no mundo todo pra caracterizar o movimento do Outubro Rosa. Até que, em 1997, outras cidades dos Estados Unidos, como Yuba e Lodi, passaram, efetivamente, a comemorar e fomentar a discussão acerca do câncer de mama e seus cuidados.

 

Câncer de Mama

 

          De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a segunda doença que mais acomete as mulheres em todo mundo. No Brasil, há uma estimativa de 66.280 novos casos para este ano de 2021 – totalizando um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Sendo responsável por 18.068 mortes em 2019, ocupando a primeira posição no principal responsável pela mortalidade por câncer entre as mulheres.

 

          Em cartilha publicada pelo INCA, o câncer de mama pode ser diagnostico a partir de alguns sintomas, caracterizados como:

 

Nódulo, o caroço, fixo e geralmente indolor: principal manifestação da doença;

Pele da mama avermelhada, retraída ou com textura semelhante a casca da laranja;

Alterações no mamilo;

Pequeno nódulos nas axilas e pescoço;

Saída espontânea de líquido anormal dos mamilos.

 

          É uma doença que possui risco de desenvolvimento com o decorrer da idade, tendo maior incidência a partir dos 50 anos. Porém, é importante ter em mente que não é somente com a idade que pode vir a ocorrer o câncer. Possuir histórico de câncer na família é um dos grandes fatores de risco, bem como a obesidade, sobrepeso, a falta de exercícios e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

 

Outubro Rosa no Brasil

 

          No Brasil, o movimento demorou um pouco para chegar, com o primeiro envolvimento com a campanha ocorrendo em 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luz cor de rosa. Com o aumento da tecnologia, e dos meios de comunicação, a campanha do Outubro Rosa tem ganhado cada mais espaço nos debates na sociedade.

 

          Até que em 2010, o governo passou a ter mais envolvimento, como resultado, durante todo o mês de outubro, diversos prédios e monumentos são iluminados com a cor da campanha.

 

A Gritsch na luta contra o Câncer de Mama

 

          Nós da Gritsh compreendemos a necessidade de estabelecer diálogos e demonstrarmos nossa preocupação com uma doença tão avassaladora. Por isso, oferecemos para todas as nossas colaboradoras, o exame de mamografia, com total cobertura da empresa.

 

          Sendo de suma importância realizar o exame das mamas uma vez ao ano, no mínimo, assim como realizar a consulta ginecológica. O autoexame também é uma ação que, mesmo não possuindo grande garantia sobre o diagnóstico da doença, faz com que você conheça mais o seu corpo e se atente a qualquer mudança atípica.

 

          Assim, frisamos a necessidade de tomar cuidado com o câncer de mama, com o diagnóstico realizado no início da doença, há possibilita de 95% de chances de cura.

 

          Não deixe para mais tarde o que você pode fazer agora. Lembre-se, o maior gesto de carinho e amor-próprio, é cuidar de si mesma!

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

Como Incrementar a Experiência no Setor de Logística

           O setor de logística está passando por uma transformação digital e comportamental imensa. Consequentemente, as empresas estão cada vez mais conscientes e focadas em atender às necessidades de seus clientes de forma personalizada e ágil. Para isso, incrementam não somente

Robótica e Automação: Benefícios da tecnologia na logística

          O mercado se modernizou e, a cada momento, está ficando mais e mais competitivo. A tecnologia que antes era um diferencial, agora é uma parte obrigatória dos processos. Como resultados, gestores passam a procurar es estudar novas estratégias de automatização

PCD: Inclusão no mercado detrabalho da logística

          A inclusão social é um debate que vem sendo cada dia mais colocado no centro das organizações, principalmente sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O que muitas corporações enxergavam como sendo somente o cumprimento da legislação brasileira, vem mudando.