Picking na Logística: o que é e suas vantagens

Gritsch Picking na logística

Com o aumento das vendas online, a gestão logística está igualmente em constante aprimoramento. O picking é uma prática na logística que certamente vai aumentar a eficiência das suas entregas.

Para saber o que é e como funciona o Picking, continue lendo esta matéria que vamos te explicar.

O que é o picking na logística: descubra como sua empresa pode se beneficiar desta prática

Picking é um termo em inglês que significa escolher ou selecionar. Nesse sentido, o picking na logística é o processo de ordenar as entregas, separando os produtos certos e certificando-se de que eles serão entregues no destino correto de forma ágil e eficiente.

Para um e-commerce, o picking é de vital importância. Afinal, este é primordialmente o serviço da empresa: selecionar o produto que o cliente escolheu, como se ele estivesse pegando-o na prateleira da loja.

O picking, quando bem feito, pode poupar muitas dores de cabeça que seriam ocasionadas por erros na entrega. Como resultado, se o cliente receber o produto errado, isto vai gerar gastos desnecessários para a empresa além de causar uma má impressão ao cliente.

Qual a diferença entre packing e picking na logística?

Se o termo picking não é familiar, talvez outro termo semelhante seja: o packing. No entanto, não confunda um com o outro, pois se tratam de processos diferentes.

Packing é o processo de apenas embalar os produtos. Ou seja, não inclui o processo de separar e organizar as entregas.

O responsável pelo picking é que vai direcionar os produtos que serão embalados, e cuidar para que o destinatário correto esteja nas etiquetas.

Principais tipos de picking na logística

Dessa forma, dentro do conceito de picking, ele se subdivide em 4 principais tipos, que vamos conceituar abaixo:

Picking Discreto

Esse picking é caracterizado pela separação de todos os itens de um pedido por um mesmo trabalhador. Assim, diminuindo as taxas de falha. Mas, por consequência, aumentando o seu tempo de execução.

Picking por Zona

O estoque, armazém, é dividido por zonas, sendo que, para cada uma delas, há um funcionário responsável. Assim, cada zona comporta diferentes categorias de produtos, tornando a organização mais otimizada.

Picking por Lote

Aqui, ocorre uma menor movimentação do colaborador dentro do estoque. Isso porque, os itens são separados em conjunto. Como resultado, ocorre uma separação mais agilizada, porém com maiores possibilidades de erros. 

Picking por Onda

Nessa modalidade, cada funcionário é designado a cuidar de um produto em específico. Dessa forma, a separação de cada item é de responsabilidade de um colaborador. 

Dicas para ter sucesso na logística do seu e-commerce

Um e-commerce pode ser um negócio muito lucrativo, e está se tornando cada vez mais popular. Vamos te dar algumas dicas para organizar o seu negócio:

  • Mantenha o estoque organizado;
  • Invista em um bom sistema de pedidos. Isto pode ser feito através de um site especializado. Ou então, se for feito através de serviços de mensagens ou por telefone, você pode ter um formulário para mantê-los organizados;
  • Redobre a atenção na hora de separar os produtos;
  • Confira se o destinatário e o endereço estão corretos na embalagem;
  • Contrate uma empresa terceirizada com qualidade reconhecida para fazer a entrega dos seus produtos.

Para garantir que seus produtos cheguem nas mãos dos seus clientes com agilidade e eficiência, fale com a Gritsch e encontre a solução em logística ideal para o seu e-commerce.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens