Pickup e Dropoff: como funciona essa modalidade?

Gritsch Pickup e Dropoff

O sistema de Pickup e Dropoff, ou coleta e entrega, é um conceito de logística que tem ganhado cada vez mais popularidade em diversos setores da indústria. Mas já sendo amplamente utilizado em empresas de transporte, varejo, e-commerce e muitas outras.

 

E, afinal, como funciona essa modalidade? É justamente sobre isso que vamos no blog de hoje. Então se você tem curiosidade para saber mais sobre o Pickup e Dropoff, continue conosco nessa leitura!

 

 

O que é Pickup e Dropoff?

 

Os termos Pickup e Dropoff dizem respeito à sigla PUDO, que, em resumo, refere-se à ideia de retirada e coleta de mercadorias. Em suma, é o modelo de negócio em que os clientes podem retirar ou devolver um produto após comprar online

 

Essa é uma modalidade logística relativamente recente, mas que já vem ganhando grande preferência. Dessa forma, no momento da finalização da compra, em que o cliente pode selecionar o tipo de frete de sua preferência, dependendo de sua localização, a opção “Retirada em Loja” estará disponível. 

 

Como resultado, o Pickup e Dropoff não só personaliza mais a experiência de compra do cliente, como também ajuda a reduzir custos com a last mile dá uma empresa. 

 

 

Como funciona o sistema PUDO?

 

O PUDO não se resume somente ao “compre e retire na loja”. Mas há, também, outras duas maneiras que a metodologia Pickup e Dropoff pode ser aplicada, sendo elas o Pickup Point e o Lockers.

 

O Pickup Point assemelha-se muito à retirada nas lojas. No entanto, a grande diferença reside no local de retirada do produto, que a própria loja nem sempre disponibiliza. Ou seja, são locais específicos, como farmácias, shoppings, supermercados e armazéns que funcionam como esses locais estratégicos para retirada das mercadorias. 

 

Já os Lockers são armários inteligentes espalhados pela cidade em que o cliente pode estar indo retirar a sua encomenda. Países como a China e os Estados Unidos já utilizam muito uma metodologia inovadora.

 

Em suma, essa metodologia é semelhante ao serviço de “Caixa Postal” oferecido pelos Correios. Porém, a desvantagem está no prazo de entrega, que não é imediata. Mas serve mais como uma garantia para os clientes que não podem estar presentes no endereço para receber a sua entrega. 

 

 

Quais são os benefícios do sistema de Pickup e Dropoff?

 

Existem várias vantagens associadas ao sistema de Pickup e Dropoff. Mas, a principal, sem dúvidas, é a conveniência aos clientes. Já que, eles podem fazer seus pedidos no conforto de suas casas e receber as mercadorias diretamente em suas portas ou escolher o local mais conveniente para retirá-las.

 

Além disso, o sistema de Pickup e Dropoff pode ajudar as empresas a simplificar seus processos logísticos. Uma vez que, com esse sistema de retirada, é possível diminuir o uso de embalagens e economizar combustível da frota. 

 

Ademais, o fluxo de pessoas no comércio e o giro de estoque também aumentam com a modalidade PUDO sendo aplicada. 

 

Gostou do conteúdo sobre o Pickup e Dropoff? Se sim, te convidamos a acessar o nosso blog, onde você encontrará mais conteúdos como esse e sobre o setor logístico. 

 

Acesse agora mesmo o nosso blog e aproveite todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

Gritsch Status do Rastreio

Status do Rastreio: entenda o que significa cada etapa! 

Seja uma compra voltada para uso pessoal, profissional ou nas negociações entre duas empresas, acompanhar o andamento das encomendas é uma atividade corriqueira. Afinal, o status do rastreio mostra toda a movimentação que o pacote percorre, até que alguém o receba.   No entanto, há

Gritsch e-commerce de sucesso

Três Estratégias essenciais para ter um e-commerce de sucesso

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, é um mercado que está em constante crescimento. Já que, com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais empresas estão explorando o potencial das vendas online.    De acordo com relatório

Gritsch logística para o final do ano

Logística para o final de ano: não perca seus prazos!

Seja nas compras de e-commerces ou nas negociações B2B, cumprir os prazos de entrega é um dos principais critérios para conquistar a confiança e satisfação dos clientes. E, estando próximos às datas festivas, a atenção e cuidado com a logística para o final do ano