Principais cuidados no transporte de vacinas

Gritsch - transporte de vacinas

A pandemia nos mostrou que quando se trata do transporte de vacinas, tempo significa “vidas salvas”. Por isso, considerar o tempo e os cuidados necessários para o transporte de vacinas é fundamental para garantir a saúde de toda uma população. Uma vez que, para evitar a proliferação das doenças, temos a graça de contar com as vacinas.

 

Leia mais sobre: Quais são os desafios do transporte de vacinas?

 

São diversos os cuidados no transporte de vacinas que precisam ocorrer. Afinal, por se tratar de uma carga tão preciosa, as vacinas precisam ser entregues com a sua total integridade.

 

Continue conosco nessa leitura e saiba quais cuidados são necessários no transporte de vacinas.

 

Conheça agora os principais cuidados no transporte de vacinas

 

Cuidados indispensáveis são os principais responsáveis para que o transporte das vacinas se conclua com sucesso, em segurança e sem qualquer tipo de dano ou perda.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registradas perdas de até 50% dos medicamentos durante as etapas da cadeia logística. Perda configurada pelo mau manuseio e da falta de controle da temperatura para armazenagem e transporte. Como resultado, por se tratar de um material biológico e imunológico, acaba ocorrendo a sua perda.

 

Dessa forma, a  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece várias regras que visam as boas práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos. Dessa forma, alguns dos principais cuidados no transporte de vacinas abaixo:

 

     

      • Controle da temperatura: fator de vital importância para garantir a eficácia do imunizante. Assim, é indispensável possuir equipamentos para a medição e controle da temperatura e umidade. Já que, segundo a Anvisa, é preciso fiscalizar continuamente a temperatura do refrigerador de vacinas, ou seja, tudo deve ser registrado, desde uma simples abertura de porta;

      • Caixas térmicas: as vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas que sejam extremamente seguras e resistentes para evitar qualquer alteração de temperatura;

      • Mantas térmicas: as mantas térmicas são essenciais para garantir a estabilidade e proteção das embalagens no interior das caixas térmicas. Além de auxiliar na preservação da temperatura das vacinas;

      • Equipamentos: sensores (IoT), dataloggers, caixas ou maletas térmicas, possuem uma enorme serventia para manter a temperatura das vacinas seguras.

     

    Além disso, para realizar o transporte de vacinas, é necessário que a transportadora seja certificada pela Anvisa. Garantindo assim, maior certeza e segurança no decorrer de um transporte tão delicado. 

     

    Ter conhecimento sobre esses cuidados no transporte de vacinas é tarefa crucial para promover um transporte seguro e consciente. Afinal de contas, é da nossa saúde que estamos falando.

     

    Para o transportes conte com a Gritsch

     

    São mais de 53 anos de experiência conectando pessoas e negócios por meio da gestão logística e transporte de qualidade. 

     

    A Gritsch se tornou referência por efetuar o transporte de encomendas e pacotes, com agilidade, segurança e inovação. Contando ainda, com a TGEX, transportadora especializada e certificada pela Anvisa para realizar todos os cuidados no transporte de vacinas e demais itens que necessitam de refrigeração. 

     

    Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre transporte de vacinas.

     

    Se gostou desse conteúdo, acesse nosso Blog ou converse com um de nossos especialistas para saber mais a respeito. Esperamos por você!

    Compartilhar no facebook
    Facebook
    Compartilhar no twitter
    Twitter
    Compartilhar no linkedin
    LinkedIn

    Outras Postagens