Se você é um novo empreendedor digital ou está pensando em ampliar o seu comércio para e-commerce, precisa entender como funciona esta modalidade e quais são seus desafios. Isso é importante para otimizar suas operações e garantir a lucratividade que o potencial do seu negócio pode obter!
Desse modo, é possível marcar sua competitividade no mercado que faturou R$150,8 bilhões, somente em 2021, segundo a ABComm. Ainda, para 2022, a expectativa é de um crescimento de 12%, com faturamento de R$169,5 bilhões. Então, para saber mais sobre os desafios deste setor, fique conosco nessa leitura e confira!
Breve panorama do e-commerce no Brasil em 2022
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), já temos alguns dados relativos ao primeiro semestre desse ano. Assim, podemos verificar que a perspectiva pode ser bem positiva para este segundo semestre.
Segundo a ABComm, houve um faturamento aproximado de R$73,5 bilhões no e-commerce brasileiro, nos primeiros seis meses de 2022. Ainda com base no estudo da associação, isso representa um crescimento de 5% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
Agora, para o segundo semestre, há uma projeção de R$91,5 bilhões nas vendas, confirmando a expectativa de faturamento que mencionamos no início deste artigo. Ou seja, segundo o Índice MCC-ENET, o número de vendas por e-commerce segue em ascensão, com um crescimento notório de 8,65% somente no período entre janeiro e maio. No mesmo período, em 2021, a alta foi de, apenas, 4,99%, segundo o índice.
Principais desafios e como superá-los
Agora que já entendemos um pouco da perspectiva para este ano, vamos falar mais sobre os desafios que este setor apresenta. Apesar da perspectiva positiva, o e-commerce no Brasil pode encarar muitas dificuldades. Confira, a seguir, as principais:
1) Problemas de atendimento ao cliente
Antes de tudo, precisamos entender que este é um segmento essencial para destacar sua marca no e-commerce. Ao mesmo tempo, ela é um dos maiores desafios enfrentados por comerciantes virtuais. Isso porque, atualmente, não é suficiente apenas ter canais de contato com o consumidor. Devemos assegurar que a comunicação seja assertiva, eficiente e positiva para este cliente.
Nesse sentido, uma tendência que se desenvolve com velocidade é o omnichannel. Ou seja, a integração de chatbots nos canais de atendimento, que tem em sua programação respostas para as principais perguntas do consumidor. Além de otimizar o tempo e recursos investidos no setor de vendas, essa alternativa pode facilitar o desenvolvimento do relacionamento com o consumidor.
2) Falta de segurança de dados
Segundo uma análise da Konduto, empresa de sistemas antifraude para o e-commerce, apenas no primeiro semestre de 2020, o número de tentativas de fraude em lojas virtuais foi de 3,49%. Ainda de acordo com este levantamento, foi constatado que de 100 compras realizadas, quatro são de origem fraudulenta.
Em síntese, o comércio virtual pode ser muito prejudicado pelos ataques cibernéticos. Além do prejuízo financeiro direto com estes golpes, a marca pode ser responsabilizada, legalmente, pelo vazamento de dados seguros. Por exemplo, informações sobre cartão de crédito, CPF, número de celular e e-mail. Ou seja, isto afeta sua confiabilidade e pode significar mais perdas no futuro.
Contudo, é possível prevenir estes problemas, investindo em um suporte técnico de excelência. Afinal, há muitos softwares de segurança e profissionais altamente qualificados em segurança digital e sistemas antifraude no mercado. Faça uma boa pesquisa antes de abrir seu e-commerce e fique atento(a) às vulnerabilidades de seus sistemas!
3) Problemas logísticos
De acordo com o site Reclame Aqui, nos meses de março e abril de 2020, foram realizados mais de 192 mil registros de reclamação relativos a atrasos de entrega de produtos. Verificando esse dado, podemos entender que esta é uma das principais problemáticas do e-commerce brasileiro (talvez, do mundo).
Dessa maneira, é importante entender o papel da logística no seu comércio virtual, focando em melhorar a performance de entregas. Isso porque é realmente um desafio alinhar todos os setores de uma cadeia de produção. Apesar disso, é este último passo até o consumidor que será acompanhado de perto. Por isso, é fundamental, para o sucesso da sua marca e destaque da concorrência, investir em uma parceria logística de excelência.
Leia mais: Last Mile – o passo mais importante até o cliente
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