Distribuição B2B: conheça as principais diferenças!

Gritsch - Distribuição B2B

Você sabe quais são as diferenças na distribuição B2B? Não é incomum que haja confusão em relação ao comércio B2C, que foca em envio para o cliente final. Contudo, há algumas particularidades em entregas para empresas, como volume de mercadorias, exigência de pontualidade e agilidade são algumas delas.

 

Frequentemente, o transporte de produtos B2B pode ser mais exigente. Isto porque o funcionamento de uma empresa depende de uma entrega bem-sucedida. Nesse sentido, qualquer operação que resulte em atrasos pode significar perda financeira. 


Assim, no artigo de hoje, vamos tratar das diferenças na distribuição B2B, mostrando algumas especificações desta categoria de transporte. Boa leitura!


O que é distribuição B2B? 


Em suma, este termo é usado para explicar o processo de transporte de mercadorias com destino a outras empresas. Ou seja, “business to business”, do inglês “de negócio para negócio”. 


Um processo de entrega, em geral, parte de um centro de distribuição até o remetente, seja ele pessoa física ou outra empresa. Contudo, quando a distribuição é B2B, há algumas especificidades que a entrega para o consumidor final não exige. Confira as principais a seguir!


Veículos de grande porte


Em uma distribuição B2B, o volume de cargas é consideravelmente maior em comparação às entregas para o consumidor final. Isso significa que há menos pontos de parada para entrega e um volume muito maior de itens em cada uma delas. 


Nesse sentido, fica clara a necessidade de utilizar veículos maiores, para suportar a grande quantidade de carga. Portanto, é fundamental investir em uma transportadora que atenda a demanda real da sua empresa, oferecendo o meio de transporte adequado. 


Também é necessário garantir a segurança da carga, já que uma distribuição B2B geralmente envolve maior variedade de produtos, podendo conter carga frágil no frete. Dessa maneira, o veículo deve ser capaz de suportar as diversas condições da carga. 


Maior eficiência e agilidade


Frequentemente, um consumidor deseja receber sua encomenda dentro do prazo estipulado. Contudo, quando se trata de distribuição B2B, há uma necessidade no cumprimento de prazos com eficiência. 


Afinal, uma empresa depende totalmente da entrega desta mercadoria para dar continuidade às operações e gerar renda, numa escala muito maior que uma pessoa física. Nesse sentido, um atraso, mesmo que mínimo, pode significar perda financeira considerável. E isto, certamente, resultará em encerramento de contrato. 


Assim, é essencial realizar um bom planejamento de distribuição B2B, considerando o tempo e qualidade de entrega. Esta logística deve ter em conta toda a parte burocrática, planejamento de rotas, embalagem e expedição dos produtos. Ou seja, para que haja eficiência e as operações não precisem ser apressadas. 


Janela de entregas 

Ao lidar com a distribuição B2B, uma transportadora deve estar atenta não apenas ao prazo do frete, mas à janela de entregas também. Vários lojistas possuem restrições em relação ao horário de descarregamentos. 


Por exemplo, em centros comerciais, a entrega só pode ser concluída quando o espaço está fechado ao público. Algumas cidades possuem, ainda, horários específicos nos estacionamentos de rua para essa atividade. 


Desse modo, a transportadora deve realizar um bom planejamento, considerando essas variáveis. Afinal, não obedecer a esta regulamentação pode resultar em prejuízo e atrasos. 


Controle de estoque


Realizar um bom gerenciamento de estoque faz parte de qualquer logística de distribuição minimamente eficiente. Contudo, devido às proporções da distribuição B2B, é essencial ter maior controle de estoque.


Como a demanda dos clientes B2B é maior, além da dependência do funcionamento de suas operações. É ideal antecipar informações como níveis de estoque, prazo para reposições, lead time de entrega etc. 


Para saber mais informações sobre distribuição B2B e B2C, acesse nosso site e confira!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens