Modais de Transporte: quais os principais no Brasil?

principais modais de transporte

A grande extensão geográfica brasileira permite a diversidade de modais de transportes. Porém, você sabe como escolher o melhor modal de transporte para fazer a movimentação de cargas da sua empresa? Quais os modais de transporte que melhor te atenderão?


É ideal conhecer as especificações de cada modal para estruturar uma boa logística de transporte. Como resultado, pode-se assegurar uma estratégia mais assertiva e otimizar os custos de envio. Afinal, entender as vantagens e a problemática de cada transporte ajuda a adaptar o processo de movimentação.


Nesse sentido, listamos os principais modais de transporte do país, seus benefícios e suas desvantagens. Confira:


MODAL RODOVIÁRIO


Definitivamente, este é o meio de transporte mais conhecido e utilizado no Brasil. Ele permite que haja flexibilização de rotas e entregas com prazos reduzidos. Além disso, é viável para frete de grande diversidade de produtos.


Ainda, o uso desse modal é vantajoso por ser de fácil contratação e organização. Também há pouca burocracia em relação à documentação de permissão. Por fim, os investimentos federais para rodovias são mais frequentes do que em outros modais.


Uma desvantagem é o custo alto de frete, para compensar o gasto com o combustível e pedágios. Ao mesmo tempo, o meio de transporte tem menor capacidade de carga e há mais chances de extravio ou roubo dela.


MODAL AÉREO


Utilizado para agilizar transporte de cargas em longas distâncias, este modal oferece maior segurança na entrega. Também é ideal para cargas frágeis, por ser pouco manuseada e não depender de rota terrestre. Apesar disso, oferece pouco espaço de carga e tem um custo muito mais alto. E, ainda, depende de pontos de acesso específicos, como aeroportos.


MODAL FERROVIÁRIO


Muito utilizado para envio de cargas volumosas, este modal de transporte pode percorrer grandes distâncias. Contudo, por necessitar de vias férreas, sua rota não é flexível. Apesar disso, o custo de envio é baixo e é bastante seguro, com menos chance de acidentes no trajeto.


MODAL AQUAVIÁRIO


Este transporte pode carregar grande volume e percorrer grandes distâncias. Ainda, possui baixo custo de transporte e é bastante seguro. Contudo, os procedimentos de fiscalização portuária acabam estendendo o prazo de entrega. Além disso, assim como aviões, os navios necessitam de terminais específicos para embarque e desembarque de mercadorias e a burocracia deste processo é grande.


MODAL DUTOVIÁRIO


O transporte dessa modalidade acontece através de dutos submarinos, subterrâneos ou mesmo aparentes. A movimentação acontece devido a pressão controlada da água. Apesar de não ser muito conhecido, é um modal muito utilizado para transporte de grão, de líquidos e gases.


Frequentemente, a instalação do sistema operacional desse tipo de entrega pode ser custosa. Porém, o custo operacional é baixo. Além disso, o transporte é muito seguro, apesar do grande risco de danos ao meio ambiente. Também pode ser um processo muito burocrático garantis as permissões para construção e uso. As rotas também são inflexíveis, por isso o destino é sempre fixo.


POR QUE A ESCOLHA DOS MODAIS DE TRANSPORTE AFETA A LOGÍSTICA DE ENTREGA?


Primeiramente, considerar o tipo de produto que sua empresa precisa enviar para o cliente é primordial para escolher o modal adequado. Portanto, ao traçar um plano de logística, considere os custos do transporte, prazos, tipo de carga, riscos ao longo da operação.


Nesse sentido, é ideal consultar um especialista em soluções logísticas e transporte para que se possa verificar o melhor plano de ação para a sua empresa.


Aqui na Gritsch buscamos proporcionar excelência em nossas soluções logísticas. Entre em contato com um especialista Gritsch e saiba mais sobre nossos serviços de transportadora.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens