A logística é uma das engrenagens que fazem com que o supply chain funcione. Porém, não significa ser uma única atividade. Mas sim, sendo composta por diversas áreas que, em conjunto, realizam a gestão, armazenamento e distribuição de recursos de forma organizada e otimizada.
São diversas as tecnologias e atualizações que surgem todos os dias com o objetivo principal de otimizar e automatizar os processos logísticos. Por isso, ter conhecimento das áreas da logística é muito importante, já que estas novas melhorias geram impacto direto no setor. Como resultado, é possível garantir correções aos processos, além de maximizar os esforços para atingir os objetivos estipulados.
Aqui, vamos falar um pouco sobre as 5 principais áreas da logística. Continue com a gente nessa leitura!
Armazém
O armazém é o local em que ocorre a carga e descarga de diversos produtos, além de ocorrer o processo de triagem dos itens que estarão saindo para entrega. Aqui é aonde ocorrem as estratégias para armazenamento e saída, mantendo os itens organizados visando a otimização de tempo e localização. Bem como, a verificação das especificações das cargas a serem armazenadas, a fim de manter sua total integridade. Como exemplo, temos as cargas que necessitam de refrigeração, como remédios, vacinas e cosméticos.
Ainda, é nessa área da logística que ocorre todo o cuidado com as embalagens. Da seleção dos materiais próprios para cada carga, até a maneira com que os produtos são empacotados por ela.
Estoque
É nessa área da logística em que ocorre todo o planejamento estratégico com base em relatórios de vendas. Dessa forma, é possível verificar sempre quais os itens que possuem mais saída e quais possuem menos. Como resultado, não há desperdício de investimento em itens parados no estoque e nem baixa no faturamento pela falta dos produtos com maior circulação.
Em suma, é aqui que ocorre a integração entre os setores de vendas, produção e logística.
Controller Logístico
Aquele responsável por estipular e analisar os indicadores de desempenho do setor logístico. Nesse sentido, é por meio dessa análise que é possível implementar melhorias e correções nas etapas. Atuando diretamente com o gestor de Supply Chain, as tomadas de decisões ocorrem de maneira mais assertiva, sendo uma das principais áreas da logística.
Processamento de Pedidos
O controle e cuidado com os pedidos é algo de suma importância para promover a entrega dentro do tempo estipulado. Uma vez que, é essa área da logística responsável por computar e acompanhar todas as compras realizadas. Como resultado, é nessa etapa que ocorre todo o controle do pedido até a chegada ao consumidor, com o objetivo de o manter satisfeito.
Transporte
Aqui ocorre a etapa da movimentação da carga. É por meio dessa área logística que será selecionado o veículo para o transporte ou se existe a necessidade de contratar uma transportadora.
Nesse sentido, após a separação e embalagem dos itens, a escolha e organização do veículo são as próximas etapas. Assim, aqui é levado em conta a sensibilidade dos produtos e a sua rota, verificando quais produtos serão descarregados primeiro. Bem como toda a documentação necessária para realizar o translado.
Ainda, é na etapa de transporte que é realizado todo o planejamento de rotas para que a entrega ocorra com sucesso. Como resultado, é por meio de todos esses cuidados que é possível manter a total integridade do produto, minimizando perdas e proporcionando a satisfação do consumidor.
Para conhecer nossos serviços de logística no agronegócio e fazer uma cotação totalmente online, sem compromisso, acesse nosso site.
E, se você gostou deste artigo, visite nosso blog e confira nossas atualizações!