Se você acha que existe apenas um tipo de estoque, saiba que esta informação está equivocada. Na verdade existem diversos tipos.
Mas nem todos vão funcionar para a sua empresa. Encontre o tipo de estoque ideal para o seu negócio através da lista que fizemos a seguir.
Tipos de estoque: um deles é ideal para a sua empresa
O estoque é o local onde ficam armazenadas matérias primas e produtos que serão distribuídos. Este local não pode ser nem grande demais, nem pequeno demais. Sendo também preciso se atentar para a quantidade de produtos estocados para que não haja desperdício de gastos e capital parado.
Nem toda empresa é igual, e assim, nem todas precisam do mesmo tipo de depósito. Vamos te apresentar alguns dos diferentes tipos de estoque utilizados na gestão logística para que você possa implementar o que melhor atende às necessidades do seu negócio.
1) Dropshipping
Esta lista começa com o estoque que se trata de não ter estoque. Como assim? Vamos te explicar.
Na modalidade dropshipping, o seu e-commerce vende um produto que permanece estocado no seu fornecedor. Dessa forma, a empresa que vende produtos no formato dropshipping atua como intermediário, sendo responsável pelo marketing e pelo atendimento direto ao cliente
Como resultado, o fornecedor recebe as informações da entrega e é responsável pelo transporte do produto ao consumidor final.
2) Estoque de ciclo
Este tipo de estoque é apropriado para empresas que trabalham com produtos diversos que possuem fluxos distintos de saída. Assim, é feito um manejo eficiente do depósito, para garantir que os principais produtos fornecidos em cada ciclo estejam com fácil acesso do setor logístico de entrega e distribuição.
3) Estoque sazonal ou de antecipação
A demanda por produtos não é a mesma ao longo do ano. Dessa forma, as datas comemorativas e estações do ano aumentam a procura por determinados produtos em certas épocas do ano.
Como este calendário é de conhecimento de todos, é possível se antecipar e garantir o armazém necessário quando o momento ideal chegar. Este estoque de antecipação vai garantir que a empresa tenha chocolates para a páscoa, ou enfeites para o natal, ou cadeiras de praia para o verão, e assim por diante.
Leia mais em: Sazonalidade de Produtos: como fazer uma gestão eficiente?
4) Em consignação
Uma empresa pode vender produtos de diversas marcas sem precisar adquirir produtos de antemão, e sim mantendo-os em estoque consignado. Sendo assim, esta modalidade traz vantagens tanto para o fornecedor quanto para o varejista. Afinal, o estoque representa um gasto para os fornecedores. Sendo nessa modalidade, o gasto repassado à empresa que vai revender os produtos.
Da mesma maneira, o varejo não precisa se preocupar com o destino das peças que não forem vendidas naquela estação, pois serão retornadas ao fornecedor.
5) Inativo de sobras de produção
Segundo especialistas em logística, este tipo de depósito não é desejado, e deve inclusive ser evitado. Como resultado, o estoque inativo serve como depósito para peças que saíram de linha e produtos que sobraram ao final do ciclo de vendas.
Lembrando que todo estoque gera um custo, é preciso decidir o que fazer com estes produtos o quanto antes.
6) Estoque em trânsito
Quando o produto sai do fornecedor e está a caminho do seu destino, ele ainda é considerado armazém. Nesse caso, sendo chamado de estoque em trânsito.
Assim, é preciso levar em conta este tipo de armazém na soma total de produtos, sem que eles “deixem de existir” só por não estarem em uma instalação física.
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