Quais são os principais tipos de estoque? Confira!

Gritsch - Tipos de Estoque

Se você acha que existe apenas um tipo de estoque, saiba que esta informação está equivocada. Na verdade existem diversos tipos.

 

Mas nem todos vão funcionar para a sua empresa. Encontre o tipo de estoque ideal para o seu negócio através da lista que fizemos a seguir.

 

Tipos de estoque: um deles é ideal para a sua empresa

 

O estoque é o local onde ficam armazenadas matérias primas e produtos que serão distribuídos. Este local não pode ser nem grande demais, nem pequeno demais. Sendo também preciso se atentar para a quantidade de produtos estocados para que não haja desperdício de gastos e capital parado.

 

Nem toda empresa é igual, e assim, nem todas precisam do mesmo tipo de depósito. Vamos te apresentar alguns dos diferentes tipos de estoque utilizados na gestão logística para que você possa implementar o que melhor atende às necessidades do seu negócio.

 

1) Dropshipping

 

Esta lista começa com o estoque que se trata de não ter estoque. Como assim? Vamos te explicar.

 

Na modalidade dropshipping, o seu e-commerce vende um produto que permanece estocado no seu fornecedor. Dessa forma, a empresa que vende produtos no formato dropshipping atua como intermediário, sendo responsável pelo marketing e pelo atendimento direto ao cliente

Como resultado, o fornecedor recebe as informações da entrega e é responsável pelo transporte do produto ao consumidor final.

 

2) Estoque de ciclo

 

Este tipo de estoque é apropriado para empresas que trabalham com produtos diversos que possuem fluxos distintos de saída. Assim, é feito um manejo eficiente do depósito, para garantir que os principais produtos fornecidos em cada ciclo estejam com fácil acesso do setor logístico de entrega e distribuição.

 

3) Estoque sazonal ou de antecipação

 

A demanda por produtos não é a mesma ao longo do ano. Dessa forma, as datas comemorativas e estações do ano aumentam a procura por determinados produtos em certas épocas do ano.

 

Como este calendário é de conhecimento de todos, é possível se antecipar e garantir o armazém necessário quando o momento ideal chegar. Este estoque de antecipação vai garantir que a empresa tenha chocolates para a páscoa, ou enfeites para o natal, ou cadeiras de praia para o verão, e assim por diante.

 

Leia mais em: Sazonalidade de Produtos: como fazer uma gestão eficiente?

 

4) Em consignação

 

Uma empresa pode vender produtos de diversas marcas sem precisar adquirir produtos de antemão, e sim mantendo-os em estoque consignado. Sendo assim, esta modalidade traz vantagens tanto para o fornecedor quanto para o varejista. Afinal, o estoque representa um gasto para os fornecedores. Sendo nessa modalidade, o gasto repassado à empresa que vai revender os produtos.

 

Da mesma maneira, o varejo não precisa se preocupar com o destino das peças que não forem vendidas naquela estação, pois serão retornadas ao fornecedor. 

 

5) Inativo de sobras de produção

 

Segundo especialistas em logística, este tipo de depósito não é desejado, e deve inclusive ser evitado. Como resultado, o estoque inativo serve como depósito para peças que saíram de linha e produtos que sobraram ao final do ciclo de vendas.

 

Lembrando que todo estoque gera um custo, é preciso decidir o que fazer com estes produtos o quanto antes

 

 6) Estoque em trânsito

 

Quando o produto sai do fornecedor e está a caminho do seu destino, ele ainda é considerado armazém. Nesse caso, sendo chamado de estoque em trânsito.

 

Assim, é preciso levar em conta este tipo de armazém na soma total de produtos, sem que eles “deixem de existir” só por não estarem em uma instalação física.

 

A Gritsch é a empresa ideal para cuidar do seu estoque em trânsito, com transporte rodoviário e urbano, e mais de 3 mil veículos e 40 filiais para atender às suas necessidades. Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas

 

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