Sazonalidade de Produtos – como fazer uma gestão eficiente?

Gritsch - Sazonalidade de Produtos Fundo geométrico em cinza e branco, título "Sazonalidade de Produtos - como fazer uma gestão eficiente?" Ao lado, vetor de pessoa vendo o calendário enquanto marca datas importantes nele.

A sazonalidade de produtos pode ser uma vilã ou uma aliada. Isto depende diretamente do seu planejamento e da logística do seu negócio.

 

Para tirar o melhor proveito da sazonalidade de produtos é necessária uma gestão eficiente e focada, buscando otimizar ao máximo as diferentes demandas de determinado produto.

 

O que é a sazonalidade de produtos?

 

A sazonalidade se refere à períodos. Dessa forma, a palavra tem origem na semeadura das colheitas, quando as estações do ano eram o principal determinante na oferta de produtos da agricultura.

 

Apesar da colheita ainda possuir grande impacto na oferta de produtos, a tecnologia que possuímos hoje permite contornar até certo ponto esta situação. Contudo, a oferta de alimentos ser constante, a sazonalidade vai impactar o preço nas prateleiras do mercado.

 

Porém, existe também a sazonalidade da demanda de produtos. Por exemplo, os períodos de festas e feriados possuem uma demanda específica. Nessas datas, as pessoas estão à procura de presentes, decoração, alimentos típicos, etc.

 

As estações do ano também estabelecem demandas específicas. Assim, no verão as pessoas precisam se refrescar, e no inverno precisam se aquecer. Ou seja, isso gera a procura por produtos que atendem a estas necessidades.

 

Como aproveitar a sazonalidade para aumentar os lucros?

 

É possível se planejar de acordo com a sazonalidade de produtos para otimizar tanto a produção quanto as vendas.

 

Por exemplo, a demanda por roupas de frio aumenta no período que antecede imediatamente a chegada do inverno, e diminui conforme o tempo esquenta. Assim sendo, não é necessário possuir um estoque desta matéria prima e destes produtos durante o ano inteiro.

 

Mas é preciso estar atento também para não perder o tempo certo das vendas, e chegar atrasado na concorrência do mercado. Isto se aplica a praticamente todos os produtos.

 

Assim, concluímos que estar atento à sazonalidade é importante para otimizar as vendas e também para diminuir custos desnecessários. Esta combinação de fatores estratégicos faz com que os lucros da empresa aumentem.

 

Como a terceirização da logística auxilia na gestão eficiente da sazonalidade?

 

Vamos supor um certo cenário dentro de uma empresa para exemplificar como a terceirização da logística pode ser vantajosa.

 

Durante 4 meses do ano a empresa tem a necessidade de 10 carros na frota para fazer o transporte da mercadoria. Porém, nos outros 6 meses a demanda vai diminuindo até que sejam necessários apenas 4 carros na frota.

 

Caso a empresa faça a aquisição dos 10 carros e a contratação efetiva dos 10 motoristas, 6 deles ficarão ociosos durante muitos meses.

 

Ao contratar um serviço terceirizado a empresa terá uma economia de gastos, uma vez que é possível ajustar a frota de acordo com a demanda.

 

A Gritsch possui a solução ideal para o seu negócio

 

Atuando no mercado de gestão logística há 53 anos, a Gritsch conecta pessoas e negócios, realizando entregas e transportes com qualidade e eficiência. 

 

Com soluções logísticas integradas, seu negócio chega mais longe, tirando máximo proveito da sazonalidade do seu produto.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens