Segurança no trânsito e o Movimento Maio Amarelo

Segurança no trânsito e movimento maio amarelo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2030 o número de mortes em decorrência à acidentes de trânsito pode chegar a 2,4 milhões. Além disso, em 2020 essa já se tornou a quinta maior causa de mortalidade no mundo.Depois que se conhece estes dados, fica fácil compreender a necessidade de uma ação coordenada visando a segurança no trânsito.

 

O Movimento Maio Amarelo surgiu com o objetivo de realizar ações práticas e debates sobre a segurança no trânsito. Em 2022, ele completa 9 anos de atividade. O tema da campanha de 2022 é “Juntos salvamos vidas!”. Assim, o movimento busca a comunicação do Poder Público junto com todos os outros setores da sociedade. Dessa maneira, envolvem-se na mobilização desde órgãos governamentais até empresas e cidadãos comuns.

 

Frequentemente, a pauta da segurança no trânsito pode envolver promessas falaciosas e propaganda. Contudo, o Movimento Maio Amarelo foca em campanhas efetivas. O engajamento de ações individuais, de instituições de ensino e empresas é fundamental para compor o diálogo sobre a pauta.

 

Você pode saber mais sobre o movimento e enviar fotos das ações da sua empresa para conscientização sobre segurança no trânsito no site do Movimento Maio Amarelo. Além disso, abaixo listamos algumas atitudes que qualquer pessoa pode tomar para fazer parte desse movimento no dia a dia. Confira:

 

NÃO ESQUEÇA DE USAR O CINTO DE SEGURANÇA!

 

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o impacto da força 

que uma pessoa recebe numa batida de carro é de aproximadamente 35 vezes o seu peso. Definitivamente, o uso do cinto não impede que acidentes aconteçam. Porém, seu uso pode evitar fatalidades e aumentar a segurança no trânsito.

 

Como resultado de um forte impacto, o passageiro do banco frontal pode ser arremessado do veículo e há risco alto de ferimentos na cabeça e pescoço. Além disso, em caso de colisão, o cinto impede que os passageiros colidam com muita força entre si.

 

SEGURANÇA NO TRÂNSITO NÃO COMBINA COM ÁLCOOL

 

A lei 12.760/12, também conhecida como “Lei Seca”, proíbe a condução de veículos por motorista sob influência de álcool. Ou seja, é fundamentalmente ilegal consumir qualquer quantidade de álcool e dirigir em seguida.

 

Além disso, o consumo de álcool, mesmo em baixas quantidades, afeta a resposta de reflexos imediatos do organismo. Isso significa que em uma situação emergencial, o condutor pode não conseguir agir imediatamente. E isso é um grande risco para a segurança no trânsito. Portanto, se beber, não dirija!

 

RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE E AS SINALIZAÇÕES

 

Acima de tudo, o planejamento urbano garante a segurança no trânsito. Para tanto, é necessário que motoristas e pedestres obedeçam às regulamentações de placas e o limite de velocidade. Diminuir a velocidade em vias urbanas e zonas escolares pode evitar atropelamentos. Respeitar a sinalização de semáforos evita colisões em cruzamentos. As leis de trânsito garantem que haja ordem no trajeto de todos.

 

PRATIQUE A DIREÇÃO DEFENSIVA PARA GARANTIR A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 

Direção defensiva é manter-se atento e preparado no trânsito. Ou seja, dirigir com cautela, sempre buscando evitar acidentes. Isso também significa assumir uma postura mais pacífica e ter noção do seu entorno. Em suma, este princípio baseia-se em ter atenção e cuidado redobrado ao conduzir seu veículo.

 

AJUSTE OS ESPELHOS PARA EVITAR PONTOS CEGOS

 

Posicione corretamente o banco do carro e regule as posições dos espelhos laterais e do interior. Dessa forma, você evita ter pontos cegos, ou seja, melhora a visibilidade ao redor do seu veículo.

 

Lembre-se que dirigir com responsabilidade pode salvar vidas e é dever de todos zelar pela segurança no trânsito.

 

O Grupo Gritsch possui um time de profissionais treinados e preparados para o transporte de mercadorias. Visamos excelência na entrega e segurança no trânsito durante todo o trajeto. Entre em contato e saiba mais sobre soluções logísticas e de transporte.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens