Supply Chain é um termo em inglês que significa, literalmente, cadeia de suprimentos, mas podemos encontrá-lo no Brasil como cadeia de logística também. Então Supply Chain e logística são a mesma coisa? Não exatamente, podemos dizer que a logística faz parte da gestão da Supply Chain, sendo uma das etapas que essa cadeia busca controlar.
A logística preocupa-se com o operacional e o desenvolvimento estratégico de cargas quanto a armazenamento, transporte, gestão de estoque e expedição, por exemplo. Já a Supply Chain abrange um campo muito mais amplo, coordenando a produção de uma indústria ou empresa desde a busca por matéria prima para um produto até a entrega para o cliente final.
Parece um caminho bem longo, não é? E realmente, a Supply Chain possui uma responsabilidade enorme dentro de uma empresa, pois desde a busca pelos melhores fornecedores em custo-benefício, até a entrega de qualidade e dentro do prazo para o cliente final, uma gestão de Supply Chain bem planejada pode aumentar significativamente os lucros, ou evitar terríveis imprevistos.
Portanto, temos 7 etapas principais que ficam nas mãos da Supply Chain, sendo elas: planejamento de compras prevendo a relação de oferta e demanda; Homologação e cotação de fornecedores; fabricação; estocagem adequada; venda ao cliente final e à distribuidores; entrega e, por fim, a coleta de feedbacks dos clientes para ajustes futuros.
E aí? Entendeu a importância de uma boa gestão de Supply Chain para uma empresa? Isso pode fazer toda a diferença para alavancar seu negócio. Não se esqueça, em todas as áreas de estocagem e logística, pode contar com a Gritsch!
Nos siga nas redes sociais para mais dicas e informações.