Afinal, o que é Supply Chain?

Supply Chain é um termo em inglês que significa, literalmente, cadeia de suprimentos, mas podemos encontrá-lo no Brasil como cadeia de logística também. Então Supply Chain e logística são a mesma coisa? Não exatamente, podemos dizer que a logística faz parte da gestão da Supply Chain, sendo uma das etapas que essa cadeia busca controlar.

A logística preocupa-se com o operacional e o desenvolvimento estratégico de cargas quanto a armazenamento, transporte, gestão de estoque e expedição, por exemplo. Já a Supply Chain abrange um campo muito mais amplo, coordenando a produção de uma indústria ou empresa desde a busca por matéria prima para um produto até a entrega para o cliente final. 

Parece um caminho bem longo, não é? E realmente, a Supply Chain possui uma responsabilidade enorme dentro de uma empresa, pois desde a busca pelos melhores fornecedores em custo-benefício, até a entrega de qualidade e dentro do prazo para o cliente final, uma gestão de Supply Chain bem planejada pode aumentar significativamente os lucros, ou evitar terríveis imprevistos. 

Portanto, temos 7 etapas principais que ficam nas mãos da Supply Chain, sendo elas: planejamento de compras prevendo a relação de oferta e demanda; Homologação e cotação de fornecedores; fabricação; estocagem adequada; venda ao cliente final e à distribuidores; entrega e, por fim, a coleta de feedbacks dos clientes para ajustes futuros.

E aí? Entendeu a importância de uma boa gestão de Supply Chain para uma empresa? Isso pode fazer toda a diferença para alavancar seu negócio. Não se esqueça, em todas as áreas de estocagem e logística, pode contar com a Gritsch!

Nos siga nas redes sociais para mais dicas e informações.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

As Indústrias mais Impactadas pelo COVID no Brasil

            Entre os dias 1º e 25 do mês de março de 2020, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) realizou uma pesquisa com 3.363 empresas em que 43% já se sentiam afetadas pela pandemia. No segmento industrial, o instituto contabilizou as

A Importância de uma Logística Sustentável

A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade mundial. Para proteger o planeta, há uma necessidade de mudança nos meios de consumo e de produção. Com adoção de procedimentos sustentáveis

Cloud Computing: O que é e porque usar

Você já deve ter escutado termos como “subir para a nuvem” ou “iCloud”, mas o que é isso e por que isso é tão importante? Vamos lá, vamos te explicar o cloud computing de um jeito simples e rápido. O que é? Cloud, do inglês