Afinal, o que é Supply Chain?

          Supply Chain é um termo em inglês que significa, literalmente, cadeia de suprimentos, mas podemos encontrá-lo no Brasil como cadeia de logística também. Então Supply Chain e logística são a mesma coisa? Não exatamente, podemos dizer que a logística faz parte da gestão da Supply Chain, sendo uma das etapas que essa cadeia busca controlar.


         A logística preocupa-se com o operacional e o desenvolvimento estratégico de cargas quanto a armazenamento, transporte, gestão de estoque e expedição, por exemplo. Já a Supply Chain abrange um campo muito mais amplo, coordenando a produção de uma indústria ou empresa desde a busca por matéria prima para um produto até a entrega para o cliente final. 


         Parece um caminho bem longo, não é? E realmente, a Supply Chain possui uma responsabilidade enorme dentro de uma empresa, pois desde a busca pelos melhores fornecedores em custo-benefício, até a entrega de qualidade e dentro do prazo para o cliente final, uma gestão de Supply Chain bem planejada pode aumentar significativamente os lucros, ou evitar terríveis imprevistos.

 

         Portanto, temos 7 etapas principais que ficam nas mãos da Supply Chain, sendo elas: planejamento de compras prevendo a relação de oferta e demanda; Homologação e cotação de fornecedores; fabricação; estocagem adequada; venda ao cliente final e à distribuidores; entrega e, por fim, a coleta de feedbacks dos clientes para ajustes futuros.


         E aí? Entendeu a importância de uma boa gestão de Supply Chain para uma empresa? Isso pode fazer toda a diferença para alavancar seu negócio. Não se esqueça, em todas as áreas de estocagem e logística, pode contar com a Gritsch!


         Nos siga nas redes sociais para mais dicas e informações.




Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

Outubro rosa

          Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento conscientizador realizado internacionalmente.             Sobretudo, a data surgiu com o objetivo de trazer e

Como Incrementar a Experiência no Setor de Logística

           O setor de logística está passando por uma transformação digital e comportamental imensa. Consequentemente, as empresas estão cada vez mais conscientes e focadas em atender às necessidades de seus clientes de forma personalizada e ágil. Para isso, incrementam não somente

Robótica e Automação: Benefícios da tecnologia na logística

          O mercado se modernizou e, a cada momento, está ficando mais e mais competitivo. A tecnologia que antes era um diferencial, agora é uma parte obrigatória dos processos. Como resultados, gestores passam a procurar es estudar novas estratégias de automatização