O Setembro Amarelo é uma campanha internacional que teve origem nos Estados Unidos, em 1994, e foi aderida no Brasil em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. A campanha tem como foco a prevenção ao suicídio, também trazendo a importância do cuidado com a saúde mental em todas as esferas da sociedade. Por isso, queremos aproveitar o início do mês para falarmos sobre a saúde mental no meio corporativo.
A preocupação com o cuidado da mente vem ganhando cada vez mais visibilidade, tendo em vista o aumento do número de casos de suicídios. Por isso, torna-se essencial falarmos sobre esse assunto, compartilhando as informações corretas, gerando conscientização e quebrando tabus e estigmas criados pela sociedade.
Saúde Mental e o Meio Corporativo
Passamos grande parte do dia trabalhando, seja dentro de uma empresa, na sala de casa ou nos locomovendo, como motoristas e entregadores fazem. Por isso, investir em um ambiente profissional saudável, independente de onde o colaborador esteja atuando, torna-se mais do que essencial.
Afinal, o ambiente não somente reflete na vida profissional de alguém, como no seu desempenho e produtividade. Mas também na sua vida pessoal, gerando grande impacto na sua saúde e qualidade de vida.
Por isso, mostra-se mais do que necessário que as empresas passem a investir em programas de diversidade e apoio emocional. Pois assim é possível criar e desenvolver um ambiente de trabalho confortável, acolhedor e, principalmente, saudável.
Afinal, é em um local que passe conforto e confiança, com que o colaborador pode se sentir encorajado a falar sobre suas emoções e buscar por ajuda.
Além disso, os líderes têm suma importância em se engajar com a sua equipe, realizar feedbacks construtivos de forma contínua e ouvir os profissionais para providenciar melhorias e compreender as suas necessidades. Sendo a partir dessa iniciativa, possível verificar a implementação de programas de apoio psicológico, oferecendo sessões de terapia ou a criação de grupos de apoio.
Ainda, durante o Setembro Amarelo, é interessante se utilizar do objetivo da campanha para promover ações de conscientização e prevenção ao suicídio internamente. Por exemplo, chamar profissionais da área para realizar palestras ou rodas de conversas ou ainda, distribuir materiais informativos.
É fundamental lembrar que a saúde mental não é um assunto que deve ser tratado apenas em setembro, mas sim durante todo o ano. Devemos conscientizar e promover ações constantes voltadas para a saúde mental, com o objetivo de prevenir problemas e promover o bem-estar.
Gritsch e o cuidado com a saúde mental nesse Setembro Amarelo
Um dos principais pilares da Gritsch reflete-se em proporcionar um ambiente de trabalho saudável para nossos funcionários. Por isso, investimos na criação do Projeto Conexão, antes conhecido como Programa Dialogoss.
Nesse projeto, contamos com a parceria de psicólogos para prestar suporte a todos os nossos funcionários de forma online e gratuita. E para participar do programa basta realizar agendamento diretamente com o profissional.
Ainda contamos com uma linha ética onde o CEO da empresa recebe diretamente toda e qualquer denúncia.
Não existe dor maior ou menor, se você não está se sentindo bem, não existe em procurar ajuda e encorajar aqueles que estão passando por momentos difíceis a procurar também. Busque por profissionais ou em grupos de apoio, como no Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui atendimento gratuito 24 horas por dia, tanto por telefone quanto online.
Que nesse Setembro Amarelo, possamos nos unir em prol de um mundo mais saudável e acolhedor, acabando os tabus e estigmas sobre a saúde mental e o suicídio.