Status do Rastreio: entenda o que significa cada etapa! 

Gritsch Status do Rastreio

Seja uma compra voltada para uso pessoal, profissional ou nas negociações entre duas empresas, acompanhar o andamento das encomendas é uma atividade corriqueira. Afinal, o status do rastreio mostra toda a movimentação que o pacote percorre, até que alguém o receba.

 

No entanto, há certas atualizações que podem ser confusas de entender a primeiro momento. Principalmente aqueles que precisam de uma ação, como o pagamento de taxas e envio ou complementação de documentos. 

 

Neste artigo, vamos explicar o significado de cada status no rastreio de uma encomenda.

 

 

Como o status do rastreio funciona? 

 

Primeiro, é importante entender o que, de fato, é o rastreio das encomendas. O rastreio de encomendas é um sistema que permite ao cliente acompanhar o progresso de sua encomenda desde o momento em que é despachada até a entrega no destino final. 

 

Dessa forma, esse sistema utiliza uma série de códigos ou status que indicam a localização, o estado da encomenda e até mesmo qual será a próxima etapa do processo de entrega. Então, agora, podemos analisar o significado de cada um dos principais status do rastreio que uma encomenda pode receber:

 

 

Postado

 

A primeira etapa do processo de transporte é o status de rastreio “Postado”, que indica que o remetente entregou a encomenda à empresa de transporte ou o pedido foi coletado e já se encontra registrado no sistema. Assim, estando pronto para ser movimentado. 

 

 

Em trânsito ou Em transferência

 

Este status indica que a encomenda está sendo transportada, seja entre filiais ou diretamente para o centro de distribuição. É possível que esse status pareça mais de uma vez no rastreio da encomenda, indicando que ela ainda está em movimentação até a sua próxima parada.

 

 

Aguardando retirada

 

Quando são realizadas tentativas de entregas ineficazes, seja pelo destinatário não estar no local ou não conseguir atender o entregador, antes de voltar para o remetente, a encomenda fica aguardando retirada por um determinado prazo. 

 

Dessa forma, junto da atualização do status no rastreio, aparece o local em que o pacote está armazenado em conjunto com os documentos necessários para realizar a sua retirada.  

 

 

Devolvido ao remetente

 

Caso o destinatário não tenha ido retirar o seu pedido dentro do prazo estabelecido para isso, a empresa responsável pelo transporte, realiza a devolução da carga para o seu remetente. 

 

Como resultado, quando esse status estiver no rastreio, é necessário que o cliente entre em contato com o local responsável pela sua compra para verificar quais providências tomar.

 

 

Extraviado

 

Infelizmente, esse status indica que a encomenda se perdeu durante o transporte, seja durante a troca de veículos ou no armazenamento indevido. Nesse caso, a empresa responsável pelo transporte reembolsará o remetente com o valor do seu pedido.

 

Além desses status, podem aparecer outros dependendo da empresa, da modalidade de frete escolhida e da localização do remetente. Por exemplo, alguns sistemas de rastreio indicam quando a encomenda passa pela alfândega, quando está for internacional, ou quando há um atraso no transporte.

 

Em suma, o rastreio é uma ferramenta útil para acompanhar o progresso de suas encomendas, mas não é infalível. Às vezes, podem ocorrer atrasos na atualização dos status ou erros no sistema. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o status de sua encomenda, o melhor é entrar em contato com a empresa de transporte.

 

Gostou do conteúdo sobre os status do rastreio de uma encomenda? Se sim, te convidamos a acessar o nosso blog, onde você encontrará mais conteúdos como esse e sobre o setor logístico. 

 

Acesse agora mesmo o nosso blog e aproveite todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

Gritsch Pickup e Dropoff

Pickup e Dropoff: como funciona essa modalidade?

O sistema de Pickup e Dropoff, ou coleta e entrega, é um conceito de logística que tem ganhado cada vez mais popularidade em diversos setores da indústria. Mas já sendo amplamente utilizado em empresas de transporte, varejo, e-commerce e muitas outras.   E, afinal, como

Gritsch e-commerce de sucesso

Três Estratégias essenciais para ter um e-commerce de sucesso

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, é um mercado que está em constante crescimento. Já que, com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais empresas estão explorando o potencial das vendas online.    De acordo com relatório

Gritsch logística para o final do ano

Logística para o final de ano: não perca seus prazos!

Seja nas compras de e-commerces ou nas negociações B2B, cumprir os prazos de entrega é um dos principais critérios para conquistar a confiança e satisfação dos clientes. E, estando próximos às datas festivas, a atenção e cuidado com a logística para o final do ano