Com o advento da popularização do comércio digital, o setor de logística recebeu enormes aprimoramentos, juntamente com o desenvolvimento de softwares e tecnologia da informação. Assim, apresentando novas tendências logísticas todos os anos.
Vimos nos últimos anos uma migração muito significativa dos comércios físicos para o ambiente virtual. Como resultado, muitos profissionais tiveram que se reinventar e mudar de carreira. Da mesma forma, praticamente todas as empresas precisaram fazer algum tipo de ajuste na gestão logística para atender à demanda on-line.
Para que a sua empresa não fique para trás nesta grande revolução, é preciso ficar de olho nas tendências logísticas para 2023. Se este tema é importante para você, separamos 5 pontos importantes para prestar atenção e aumentar as chances de sucesso no seu negócio.
1) Automatização e implementação de softwares
A modernização tecnológica é uma realidade que está batendo na porta de todos os negócios. Assim, para acompanhar a concorrência, é preciso se atualizar e acompanhar essas tendências logísticas.
Existe uma enorme variedade de softwares à disposição para otimizar a logística. Por exemplo, o sistema chamado SaaS, ou Software as a Service, é extremamente vantajoso. Dessa maneira, uma empresa terceirizada fica responsável por fornecer todo o ambiente virtual necessário para a automatização da logística. Enquanto que a empresa contratante paga um contrato para utilização do software.
2) Automatização robótica em galpões de armazenamento
Caso você lide com grandes quantidades ou grandes produtos, você pode pedir uma mãozinha aos robôs e máquinas. O investimento na automatização em galpões pode parecer alto à primeira vista, porém a economia a longo prazo será percebida com um ganho de eficiência. Sendo a inteligência artificial uma das tendências logísticas em alta nos últimos tempos.
3) Utilização de drones para entregas
Sim, você leu certo: drones! Aqueles simpáticos aparelhos utilizados para diversão e captação de imagens estão sendo utilizados para tarefas importantes. Por exemplo, apagar incêndios, fertilizar o solo para plantações e, agora, entregas de encomendas.
Nos Estados Unidos, empresas como a Amazon já começaram a utilizar os drones para suas entregas, o que diminui a utilização de veículos nas estradas. Esta ainda não é uma opção muito acessível, mas com o rápido avanço da tecnologia podemos começar a ver mais drones por aí em 2023. Tornando-se uma das tendências logísticas com grande expectativa.
4) Controle unificado de logística: torres de controle
Esta é uma espécie de quartel general da logística da empresa. A torre de controle é uma forma interessante – e de certa forma divertida – de chamar a sala onde se concentra toda a informação dos processos de logística.
Dessa forma, é preciso acompanhar os processos do início ao fim com uma visão “panorâmica”. Isso facilita a identificação de gargalos e possíveis falhas, assim como avaliar os pontos fortes da logística que já estão bem implementados.
5) ESG: logística sustentável e eco-friendly
O público consumidor e os investidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. Assim, uma das tendências logísticas para 2023 é um foco ainda maior na utilização responsável de combustíveis e controle da emissão de poluentes.
Uma gestão logística eficiente visa economizar recursos, e realizar a entrega e distribuição do produto com o mínimo impacto ambiental.
Para saber mais sobre estas e outras soluções logísticas que podem ser implementadas no seu negócio, conte com a experiência da Gritsch. Agilidade, segurança e inovação em todas as etapas, garantindo a satisfação dos seus clientes.
Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.x