Transporte Aéreo – entenda a burocracia envolvida na logística

Gritsch - Transporte aéreo Fundo geométrico nas cores cinza e branco, com título: Transporte Aéreo: entenda a burocracia envolvida na logística Ao lado, vetores de duas pessoas, uma segurando uma prancheta e a outra segurando duas caixas. Atrás, uma avisão e um caminhão parados.

Quem já fez uma viagem de avião após fazer a mesma viagem por meios terrestres sabe o ganho tremendo de eficiência proporcionado pelas aeronaves. Ou seja, a economia de tempo no deslocamento é dezenas de vezes maior. Contudo, maior é a complexidade do transporte aéreo. Já que, muitas são as regras e normas para voar de avião, seja para uma pessoa, seja para uma carga.

 

Nesse sentido, vamos falar sobre a burocracia envolvida na logística do transporte aéreo, e o quanto ela impacta na utilização e eficiência deste meio de transporte.

 

Existe aumento da procura pelo transporte aéreo de cargas no Brasil?

 

Foi-se o tempo em que o consumidor se deslocava até a loja para adquirir seus produtos. Assim, agora, são os produtos que devem chegar literalmente na porta da casa do consumidor.

 

Segundo pesquisas recentes, o Brasil está no topo do ranking quando o assunto é aumento das vendas pela internet. Os brasileiros aprenderam a comprar pela internet, e gostaram dessa praticidade.

 

Em um país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, seria natural que o transporte de toda essa mercadoria fosse feito por meio aéreo, certo? Em teoria, sim. Mas na prática a situação é um pouco mais complicada.

 

Apesar do aumento enorme das compras pela internet no Brasil, quase que a totalidade destas mercadorias é transportada inteiramente por meios terrestres. Isto se deve principalmente a dois fatores: custo e burocracia.

 

Como expandir a utilização do transporte aéreo?

 

Segundo levantamentos das associações relacionadas às empresas aéreas no Brasil, não utilizamos sequer 20% do potencial de transporte aéreo de cargas. 

 

Apesar do custo para transportar cargas pelo meio aéreo ser maior, este não é o principal impedimento, uma vez que clientes e empresas estão cada vez mais dispostos a economizar tempo ao invés de dinheiro na logística.

 

A burocracia ainda é um fator que dificulta a utilização do transporte aéreo para distribuir carga. Embora, empresas e entidades do ramo aeronáutico estão unindo esforços com os órgãos de regulamentação governamentais para simplificar estes processos.

 

Claro, existe a compreensão de que levantar um avião nos ares é consideravelmente mais complexo do que rodar um caminhão nas estradas. Isto justifica que os procedimentos de segurança e exigências para o transporte de cargas sejam também mais rigorosos.

 

Pouco a pouco, com o investimento em tecnologia e infraestrutura, os processos burocráticos tendem a serem simplificados, o que possibilitará a expansão do acesso ao transporte aéreo de cargas.

 

Necessita de apoio terrestre

 

Apesar do Brasil possuir centenas de aeroportos federais, estaduais e municipais, não são todas as cidades que possuem aeroportos. Assim sendo, o transporte aéreo necessita de suporte do transporte terrestre para fazer a distribuição da carga.

 

A Gritsch possui soluções em logística para atender o mercado de transporte aéreo de cargas, coletando e distribuindo encomendas com agilidade e segurança. Para obter informações sobre mais este serviço da Gritsch, entre em contato pelos nossos canais de comunicação e consulte nosso website.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens