A pandemia da Covid-19 transformou os ambientes de negócios em verdadeiros ambientes de incerteza, isso inclui o mercado de logística, demonstrando que situações adversas estão sempre pré-dispostas a ocorrerem. Essas incertezas têm obrigado as empresas a driblarem os obstáculos, estando um passo à frente para se adaptar ao novo normal.
Não vivemos em um mundo estático, mudanças e crises ocorrem a todo instante. Desta forma, é necessário enxergar as oportunidades que podem vir destas, já que, os impactos são, primeiramente, sentidos pelos consumidores, mudando o seu estilo de vida e comportamento de compra e consumo. Posteriormente, a própria empresa sente estas mudanças, fazendo com que surja uma necessidade de adaptação ao momento e repensar em novas inovações imediatas.
Visando esses cenários atípicos, e com base na nossa atualidade, as inovações nos processos de logística são mais do que necessários. Implementação da automação em seus sistemas, bem como o estudo da gestão da cadeia de suprimentos, o uso de inteligência artificial em automóveis, entre outras formas de otimização são exemplos de como o ramo está passando por estes tempos de incerteza. Abaixo, listamos mais alguns exemplos de como as empresas de logística estão crescendo.
Customer Experience
Os consumidores são o bem maior que as empresas podem possuir. Dessa forma, se atentar aos padrões de comportamento e novas tendências que estão a surgir, visando sempre entregar uma maior eficiência e prontidão para estes. A experiência de compra vivenciada pelos consumidores, é um fator de grande valia na decisão final do processo de compra.
Durante o período de isolamento social, o e-commerce foi um ramo que teve grande aumento. Assim, diversas foram as empresas que reviram seus planejamentos estratégicos para acelerar este processo.
Tecnologia em conjunto com o planejamento estratégico e processo decisório na logística
As consequências da pandemia ainda perdurarão por um longo período. O mercado passará por melhoras, mas não tão rápido. Desta forma, empresas necessitam continuar a estudar, de forma mais árdua, planos de estratégias para tomadas de decisão mais rápidas. viagra japonais Tendo em mente como foco principal o crescimento contínuo da organização, sendo assim possível a revisão de custos, avaliação de equipes e criação de novos nichos de mercado.
Uma forma de realizar estes estudos com mais eficiência é por meio da implementação de tecnologia nas empresas. Como o uso de softwares integrados com áreas multidisciplinares. O repasse de dados mais fluído e o acesso facilitado, faz com que as equipes lidem com maior agilidade e eficiência sobre diversas questões, internas e externas, de forma mais assertiva.
Contato com fornecedores
Mais do que nunca, durante a pandemia, com as fronteiras fechadas, muitas foram as empresas que possuíram dificuldades em receber cargas e insumos de fornecedores. Ampliar a rede de contato, principalmente com os fornecedores locais, torna o acesso a estes insumos mais facilitado e, algumas vezes, mais econômico.
Desta forma, também vale uma conversa para revisão de cláusulas do contrato, bem como parcerias a fim de montar um plano de ação conjunto para melhor eficiência dos processos em momentos atípicos.