Robótica e Automação: Benefícios da tecnologia na logística

          O mercado se modernizou e, a cada momento, está ficando mais e mais competitivo. A tecnologia que antes era um diferencial, agora é uma parte obrigatória dos processos. Como resultados, gestores passam a procurar es estudar novas estratégias de automatização do seu sistema logístico.

 

          Assim, a Automação de Processo Robótico (RPA), mesmo sendo uma tecnologia relativamente nova, surge como forma de otimizar o processo de logística, o tornando mais seguro, assertivo e rápido.

 

          A logística, em si, tem como objetivo tornar todas as tomadas de ações dentro de uma empresa, muito mais fáceis, agilizadas e rápidas. Desde o processo de produção, até a entrega ao consumidor final. Desta forma, a implementação da RPA, além de duplicar os benefícios proporcionados pela logística, torna automatizado muitos dos processos repetitivos, os deixando padronizados, ainda implementando muitos outros.

 

Tecnologia para o aumento da produtividade

 

          A robótica no processo de automatização torna as tarefas realizadas mais ágeis e rápidas, onde o operacional é realizado de forma precisa. Como resultado, essa agilidade e prontidão, garantem espaço para que os colaboradores possam desempenhar outras tarefas, em um prazo de tempo menor. Aumentando assim o ciclo produtivo.

 

Padrão de qualidade

 

          O uso de tecnologia como robôs e aparatos eletrônicos, torna o processo operacional, muitas das vezes repetitivo, padronizado, igual. Ao que é possível realizar a mesma tarefa inúmeras vezes e da mesma forma. Tornando assim, o processo mais eficiente e com pouca taxa de falhas.

 

Eficiência nos processos

 

          Com o aumento na produtividade, o ciclo de realização das tarefas aumenta, um dos pontos principais sobre a RPA. A efetivação tecnológica, incorporara, de forma integral, todos os processos realizados pela empresa em um único local, tendo controle real das operações para análises e estudos. Além disso, com padrão de qualidade desenvolvido e seguido a risca pelas inteligências artificiais, além da grande diminuição de erros no processo, a sua eficiência para produção e controle é aumentada.

 

Diminuição das falhas humanas, com um ciclo mais automatizado e veloz

 

          A implementação da tecnologia de RPA, torna o processo de realização das tarefas facilitado, padronizado e rápido, fazendo com não seja mais necessário trabalho totalmente manual, inteiramente humano. Como resultado, as falhas têm uma grande queda de ocorrência e, quando podem vir a ocorrer, é possível visualizar de forma rápida e precisa onde e como o equívoco ocorreu para corrigi-lo.

 

Redução de custos

 

          Com a uma padronização de qualidade e diminuição de falhas, os gastos com recursos são diminutos. Ainda com a centralização das informações, é possível realizar análises acerca dos processos de produção, auxiliando muito no estudo de novas estratégias e tomadas de decisões.

 

          Os custos reduzidos não são, somente, referidos ao financeiro. Com a tecnologia de RPA, o tempo de jornada dos colaboradores é otimizado, sendo possível que estes desempenhem suas tarefas de forma agilizada. Como resultado, os esforços que seriam utilizados para realizar funções, antes repetidas e demoradas, são direcionados para outros encargos.

 

Tecnologia de centralização de informações

 

          Com a inteligência artificial, há uma centralização das informações em um único local, de fácil e rápido acesso. Tornando assim o trabalho inteiramente rastreável, ao passo que todas as ações realizadas pelos robôs, são registradas em uma base de dados. Como resultado, uma grande melhora no compliance da empresa ocorre, já que os riscos são minimizados e podem ser estudados em tempo real.

 

          Em suma, todos esses benefícios oriundos da implementação da Automoção do Processo Robótico, na escala de produção das empresas, não impactam somente a corporação. Os clientes finais também sentem os resultados destas ações, mesmo que de forma indireta. Como resultado, a uma maior satisfação com o produto final e uma possível fidelização do cliente.

 

          Aqui na Gritsch, combinamos da tecnologia com a logística, visando uma maior produtividade e assertividade em todos os nossos processos de soluções logísticas.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Postagens

Outubro rosa

          Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento conscientizador realizado internacionalmente.             Sobretudo, a data surgiu com o objetivo de trazer e

Como Incrementar a Experiência no Setor de Logística

           O setor de logística está passando por uma transformação digital e comportamental imensa. Consequentemente, as empresas estão cada vez mais conscientes e focadas em atender às necessidades de seus clientes de forma personalizada e ágil. Para isso, incrementam não somente

PCD: Inclusão no mercado detrabalho da logística

          A inclusão social é um debate que vem sendo cada dia mais colocado no centro das organizações, principalmente sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O que muitas corporações enxergavam como sendo somente o cumprimento da legislação brasileira, vem mudando.