Logística para E-commerce – Principais desafios


O e-commerce trouxe ao consumidor a comodidade de comprar diretamente de suas casas, com maior gama de precificações e a facilidade com as entregas em domicílio. Dessa forma, visando acompanhar esse crescimento nos e-commerce, é importante que as empresas se motivem a melhorar seus processos internos e, como consequência, a experiência do cliente. Sendo este propósito atingido exclusivamente pela boa adoção de uma logística eficiente.


O decorrer do ano de 2020 foi marcado por uma crescente no número de compras efetuadas por e-commerce. E, como já se era esperado, esse novo padrão de comportamento se estendeu, e se estenderá, para os próximos anos. Ao passo que, comparando o primeiro semestre de 2020 e 2021, no último ano obtivemos crescimento de 31%, atingindo média de R$53,4 bilhões de faturamento.


Logística e E-commerce


A logística é o suprassumo da organização de uma empresa, sendo a partir da sua implementação a otimização e automatização de todas as etapas dos processos. Por meio da implementação desse sistema organizacional que negócios conseguem se estabelecer no mercado, alcançando elevados desempenhos nas vendas e proporcionando uma experiência de qualidade aos seus compradores.

Apesar disso, é importante se atentar aos andamentos e históricos anteriores a fim de sempre estar um passo à frente de um possível problema. Independendo do e-commerce, seja site ou aplicativo para delivery, os desafios enfrentados pela logística são demandas que necessitam de grande atenção em tempo interim.


Assim, abaixo separamos 5 desafios na logística para o ano de 2022.


1# Controle de Estoque


O ponto chave para o e-commerce está na precisão do estoque: na sua organização e verificação dos produtos ali armazenados, como lote e validade, sendo de suma importância. O estoque é um dos pontos mais sensíveis para os comércios eletrônicos, uma vez que é a partir da disponibilidade destes que as vendas são efetuadas.


A falta de controle e organização traz prejuízos para a empresa, como a perda de clientes e faturamento e aumento de custos

Nesse interim, o controle e organização de estoque, sempre foi um dos maiores desafios enfrentados pela logística. Dessa forma, sendo possível investir em softwares apropriados para cadastro dos produtos com todas as suas informações. Com base nisso, é possível reorganizar a disposição dos produtos, deixando aqueles que possuem maior capital de giro nas proximidades para equipe da separação. 


2# Modernização dos Processos


Analisar e estudar todas as etapas dos processos, fazendo a inserção de novos softwares e realizando testes de sua plena integração é de suma importância. Tal qual o controle de estoque. Não acompanhar os avanços tecnológicos, sem atualizar os processos, faz com que o rendimento da empresa comece a diminuir.


O tempo é algo precioso e que conta em muito no decorrer da experiência de compra do cliente, por isso a necessidade da modernização. A Modernização dos Processos é a responsável por analisar todas as ações desempenhas pelos colaboradores a fim de definir o que de fato é importante e o que não demanda de tanta atenção assim.


Dessa forma, ocorre a implementação de maquinários e softwares, passando a realizar tarefas consideradas morosas, perigosas e repetitivas.


3# Falha de Comunicação


O bom alinhamento da comunicação é o responsável por manter os processos nos eixos, evitando com que maiores erros ocorram. Tendo isso em vista, é de suma importância que todas as informações devam estar previamente alinhadas com todos os setores, ao passo que estes também possam obter acesso a estas de maneira facilitada e rápida.


A comunicação é algo não reflete somente de forma interna na empresa, mas no consumidor também – ainda com maior impacto.

Nesse sentido, a falta de comunicação é responsável por gerar custos desnecessários a empresa, bem como retrabalho, perda e desperdício de mercadorias. Assim como, problemas para a realização da emprega, gerando a insatisfação no cliente. 


Neste tópico se enquadram a falta e/ou atraso de informações com relação ao pedido do cliente, como as etapas de sua preparação. É necessário que todas as etapas do processo estejam especificadas e enviadas ao consumidor, do pagamento confirmado a entrega para o destinatário (e todas as etapas que ficam entre estes dois processos). Além dos alinhamentos internos.


4# Logística Reversa


Comprar online não exime o cliente de não passar por experiências de necessidade de troca ou de se arrepender. Conforme previsto pelo CDC, no art. 49, é estabelecido prazo de 7 dias para arrependimento da compra a partir do seu recebimento. Bem como, prazo de 30 dias para substituição de produtos danificados ou troca.


Assim a logística reversa, além de direito do consumidor, faz necessário na empresa. Dessa forma, podendo solicitar o recolhimento do produto com ou sem horário marcado, diretamente na casa do consumidor. E, se no caso da troca, já estar previamente enviando o produto ao consumidor.


5# Transporte


O frete, bem como suas informações de custo e prazos precisam ser bem especificadas para os consumidores. Além de ser escolha interna da empresa, a forma de transporte precisa ser realizada conforme as necessidades dos consumidores. No caso, se atentando para suas possíveis localidades. 


Outro aspecto muito importante no quesito do transporte, está no prazo estipulado. Caso o e-commerce forneça duas ou mais opções de frete, é importante que a empresa se atente ao prazo de entrega a fim de obedecê-lo.

Uma vez que, a espera pela entrega também está ligada a experiência de consumo. 


Agilidade e segurança são os tópicos mais importante quando estamos nos referindo a entrega de encomendas. Já que, a mesma praticidade e conforto dados ao efetuar a compra pelo e-commerce também devem ocorrer com a entrega.


Logística no E-commerce em 2022


Apesar de parecer, estes desafios não são tão fáceis e simples assim de serem concluídos. Dessa forma, sendo necessário com que a empresa possua um bom planejamento, bem como logística previamente instalada para avaliar todas as etapas do processo.

Esses foram somente 5 desafios, mas ainda há vários outros a serem enfrentados pela logística no e-commerce. Desafios esses que podem vir a surgir dependendo de cada empresa. Assim, sendo necessário, com que cada um estude e analise seus próprios procedimentos a fim de implementar melhorias.


Dessa forma, será garantido um maior faturamento, bem como fidelização dos consumidores.


O Grupo Gritsch é especialista em soluções em logística, atendendo a todo o país com uma alta gama de áreas de atuação. Entre em contato conosco pelos telefones (41) 3072-1100 ou (41) 99970-1280 ou pelo e-mail comercial@gritsch.com.br para maiores informações.


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