Sem o processo logístico, não há negócio com eficiência e organização. Desta forma, a logística é uma área de grande importância para manter uma empresa e, assim, possibilitar o estudo de novas estratégias para alavancar os seus negócios.
Porém, com a alta demanda do mercado, visando maior agilidade e eficiência, é necessário implementar inovações tecnológicas no processo de logística. Visto que o processo manual já é algo obsoleto e, em muitas das vezes quando repetitivo, são responsáveis por certos erros não intencionais.
Desta forma, a tecnologia entra para otimizar a execução destas atividades, auxiliando colaboradores e tratando com maior eficiência e rapidez das demandas dos consumidores, sem falhas.
Dentro deste meio, algumas das principais soluções tecnológicas para logísticas já estão em alta nas empresas, como:
Warehouse Management System (WMS)
O Warehouse Management System é um software exclusivo para a gestão de armazenamento, responsável por realizar toda a administração do estoque, de forma otimizada e integrada. Ou seja, este software é responsável rastrear todas a movimentação das mercadorias fornecendo, com precisão, informações sobre estoque, validade, lote, localização, dimensão, entre outros dados.
Transportation Management System (TMS)
Essa tecnologia consiste em um software voltado totalmente para o processo de logística de entregas próprias e terceirizadas, com o objetivo de controlar e gerenciar o transporte de mercadorias. Sendo assim, é o responsável por auxiliar no estudo da melhor qualidade e produtividade em relação a distribuição de carga.
Sendo integrado ao ERP, compartilha dados e informações de forma automática, além de possuir funcionalidades próprias, como o cálculo de frete, gestão de despacho, rastreamento, auditoria de faturas, gestão de ocorrências, entre outras muitas.
Customer Relationship Management (CRM) para logística
Proporcionar uma excelente experiência de compra para o consumidor é o grande objetivo das empresas. Este software é responsável por obter todas as informações dos clientes, as reunindo em um único local.
Em suma, coloca-se o consumidor como o centro de toda a operação. Possibilitando assim ao software realizar uma leitura de suas ações e assim prever possíveis necessidades, simplificando e acelerando o processo de venda.
Enterprise Resource Planning (ERP) para logística
Software que possibilita a centralização das informações em um único sistema. O ERP auxilia na visualização dos processos internos. Como resultado, gera melhorias, bem como integração a atividade de diversos setores, desta forma, os dados são compartilhados de forma fluída e com fácil acesso.
Robótica na logística
A automatização no setor logístico é uma tendência que já vem sendo muito utilizado, seja através de robôs ou mesmo de drones. Como resultado, os robôs garantem maior segurança nos armazéns, além de conseguirem realizar atividades repetitivas com maior agilidade e assertividade, diminuindo as falhas humanas.
Estes processos tecnológicos, são voltados a proporcionar e compartilhar informações confiáveis e assertivas, em tempo real, garantindo assim, uma maior organização, agilidades nos processos, custos reduzidos e satisfação dos clientes para a empresa.