Tendências de mercado Pós Pandemia


O período de pandemia trouxe diversas mudanças para todos os setores, ao passo nenhum deles ficou isento das consequências. Adaptação e restruturações foram mais do que necessários para aqueles que desejaram sobreviver a crise. Agora, com a volta à normalidade, com o vírus controlado, novas modalidades e tendências logísticas vem surgindo para o período pós pandemia.


Nestes dois últimos anos, o mundo passou por uma grande mudança. Os comportamentos não mais são os mesmos, assim como suas formas de pensar. Sendo estás mudanças refletidas diretamente nas empresas que, assim como seus consumidores, necessitaram de se transformar. 


Mais do que nunca, a necessidade de modernizar negócios se fez presente. Manter-se durante uma pandemia global, com lockdowns instituídos, permitindo somente serviços essenciais, com capacidade reduzida, de funcionar foi um baque para muitos empresários.

Agora, contando com mais da metade da população mundial totalmente vacinada, com as 2 doses da vacina, começamos a entrar em uma nova realidade. O período Pós Pandemia.


Despertando questionamentos e especulações de como os setores estarão atuando futuramente. Principalmente, por não haver possibilidades de voltar ao que era antes do vírus. E mesmo, se existisse, seria um número muito baixo, ao que o padrão de comportamento do consumidor mudou. Logo, as empresas necessitam de acompanhar quais os novos desejos e necessidades dos consumidores.


Assim, o que podemos esperar como tendências para os setores neste novo período pós pandemia


Abaixo, listamos 5 principais tendências para esta nova realidade que está se instaurando.


1# Crescimento do e-commerce


O crescente crescimento do e-commerce é um fato inegável. Muito adotado durante a pandemia, as compras realizadas por lojas virtuais e aplicativos se tornou um novo padrão de comportamento


Fato comprovado pelo aumento, que se mantém constante, nos números de compras realizadas em e-commerce, mesmo com a volta dos comércios físicos. Ao contrário do que se pensava, com a reabertura das lojas, as compras online não diminuiriam.


Tornando como ponto principal, a praticidade e agilidade achadas pelo consumidor no ambiente online que, no físico não lhe é proporcionado, na maioria das vezes. 


As lojas virtuais se tornaram hábito do novo comportamento de consumo do consumidor, se tornando essenciais e indispensáveis. Como resultado, diversas marcas grandes, que antes só atuavam como lojas físicas em sua maioria, passaram atuar em ambiente online também.


2# Trabalho em Formato Híbrido


O trabalho remoto foi uma alternativa a fim de circular a pandemia, mantendo colaboradores em segurança sem necessitar parar por completo suas atividades. Assim, foram muitas as empresas que viram os benefícios provindos dessa prática.

Durante o período em que o home office ficou sendo desempenhado, efeitos positivos como economia de gastos e maior produtividade possuíram aumento. Como resultado, diversas instituições já ponto como estratégia em manter o trabalho remoto, ou tornar a jornada em formato híbrido. 


3# Tecnologia e Inteligência Artificial


A necessidade de diminuição de erros e aumento de produtividade, surgiu com mais força durante a pandemia. Assim, processos foram estudados e modernizados, automatizando grande parte da cadeia de suprimentos.


A descentralização de procedimentos de colaboradores, atribuindo atividades morosas e perigosas a máquinas, proporcionou maior segurança e eficácia nas realizações de outras tarefas. Desta forma, funções com ações repetitivas, possuíram grande diminuição de erros.


Além disso, a automatização garantiu maior produtividade, ao passo que os colaboradores passaram a desempenhar plenamente as funções as quais foram designados. Sem precisar se desdobrar para realizar de um maior número de funções.


Nesse sentido, ainda, a implementação da inteligência artificial, possibilitou maior rapidez para diversas áreas. Como exemplo, o uso dos chamados bots, responsáveis por realizar triagem de atendimento, seja por chat ou telefone. Tentando, ao máximo, agilizar o atendimento e assim o tornar mais direcionado a fim de conseguir auxiliar o consumidor da melhor forma possível.


4# Produção Local


Um dos principais setores afetados durante a pandemia, definitivamente, foram os negócios que demandavam de insumos importados. Com fronteiras e portos fechados, sem previsão para volta, diversas produções foram paralisadas, seja por falta de matéria-prima ou de embalagens.


Dessa forma, demonstrando como possuir único fornecedor distante, como ocorreu com a China sendo a principal fornecedora mundial, pode ser prejudicial aos negócios. Assim, sendo de grande importância possuir conhecimento e contato de fornecedores locais ou em regiões mais próximas.


Tanto para abrir portas a empreendedores locais a se expandirem no mercado, como ainda possuir alternativas para manter a produção em andamento.


5# Omnichannel


A integração e otimização de todos os canais de comunicação de um negócio, estreitando relações online e offline se tornou mais do que necessária. Aqui, entrando estratégia que visa aprimorar ainda mais a experiência de compra de consumidor.


Como resultado, a implementação do omnichannel, proporciona a mesma experiência, independente do local em que o consumidor estiver, online ou offline.


Caso que ocorreu em diversas marcas grandes em que, possuindo anteriormente somente loja física, hoje dispõem de comunicação integrada do ambiente físico com o virtual.


Assim, garantindo melhor direcionamento sobre o item desejado pelo consumidor, ao passo em que é possível realizar compra online e pedir entrega ou retirada. Evitando assim, deslocamento desnecessário até a loja e não encontrando produto desejado. Ou ainda, ocorrendo o contrário, ao que a loja não possuindo o item, pode direcionar o cliente a realizar pedido via loja virtual.


Uma Nova Realidade


Os métodos anteriormente usados, principalmente no começo de 2019, já não possuem mais espaço e respaldo para serem utilizados. O mundo mudou como um todo, e o mesmo precisou ocorrer com os negócios e soluções logísticas, trazendo assim maior satisfação ao consumidor.


A modernização em conjunto com automatização, se tornaram necessidades para que empresas, grandes e pequenas, consigam se estabelecer na nova realidade.



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