Home office: vantagens e desvantagens do trabalho remoto

Home office: vantagens e desvantagens do trabalho remoto

Há mais de um ano estamos enfrentando a pandemia do COVID-19 a qual veio para transformar a nossa rotina de trabalho e pessoal. Ninguém imaginava que esta pandemia seria tão longa e com consequências tão drásticas em nossas vidas. Nesse meio tempo, as mudanças comportamentais foram diversas, dentre elas a nossa rotina de trabalho, sendo que muitas empresas adotaram o home office como forma de prevenir a contaminação de seus colaboradores. 

Trabalhar em casa tornou-se essencial nesse decorrer de tempo e, assim, surgiu como uma nova tendência que veio para ficar. Em dados coletados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (ipea) em novembro de 2020, demonstram que o porcentual de pessoas trabalhando remotamente atingiu o número de 7,3 milhões de pessoas no Brasil. Um total de 9,1% das 80,2 milhões de pessoas que estavam ocupadas e não afastadas no referido período.

O trabalho remoto surgiu como uma alternativa ao isolamento social, assim fazendo com que diversas pessoas conseguissem manter sua vida profissional ativa protegendo a sua saúde e de sua família. Avec votre pharmacie en asgg.fr/ ligne Pharma GDD, tout ce dont vous avez besoin pour prendre soin de vous et ceux qui vous sont chers au quotidien est réuni au même endroit et se trouve à portée de clic. Porém, discute-se muito as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, existindo opiniões favoráveis e contrárias, conforme demonstramos abaixo.

Dentre as principais vantagens citadas pelos profissionais para trabalho remoto, citamos:


Comodidade


O home office proporciona uma taxa de estresse menor, ou inexistente, para os colaboradores em relação ao deslocamento de sua casa à empresa. Trabalhando em casa, não é mais necessário se preocupar com trânsito, transporte ou até mesmo o clima. Assim, o colaborador começa o dia de forma mais leve e ativa, podendo utilizar o referido tempo de deslocamento para outras atividades pessoais.

Economia


Trabalhar em casa gera economia, tanto para o empregado quanto para a empregador. Afinal, o colaborador pode economizar com alimentação e transporte. Já as empresas deixam de necessitar espaços gigantes e com uma robusta infraestrutura para o desempenho das atividades de seus colaboradores.

Saúde e bem-estar


Alguns profissionais conseguiram adotar uma disciplina no seu ambiente de trabalho durante o home office, conciliando melhor a sua vida pessoal e profissional, e, consequentemente, puderam estar mais próximos de seus familiares e desenvolver atividades físicas ou culturais no horário previamente dispendido com a locomoção para a empresa. 

Dentre as principais desvantagens citadas pelos profissionais para trabalho remoto, citamos:


Ambiente


Infelizmente, não são todos que possuem um local propício em seus lares para o home office. Assim, sendo necessário utilizar de ambientes compartilhados, como salas e cozinhas, para realizar a jornada de trabalho. Como resultado, a concentração e o desempenho nas atividades diminuem. Adicionalmente, há pessoas que não possuem disciplina e comprometimento para o trabalho à distância e preferem o trabalho no ambiente empresarial.

Concentração


Por estar em ambiente familiar e com maior flexibilidade, muitas pessoas reclamam da dificuldade de concentração e acabam levando muito mais tempo para realizar a mesma atividade que faria no ambiente empresarial quando estão em home office. Ou seja, trabalhar em casa demanda, além de concentração, uma disciplina muito grande para conseguir ignorar distrações que possam ocorrer ao redor – como TV, filhos Michael Bisping jokes that Georges St-Pierre should take steroids for their fight, ‘Don’t get caught though’ masterpn more states, d.c., sue purdue pharma ou outros familiares que ignoram que você está trabalhando. 

Esgotamento emocional


Por fim, o trabalho remoto é considerado por diversos profissionais como solitário, e a comunicação digital esgotante. Diversos profissionais preferem o ambiente empresarial onde há uma maior comunicação e convivência social entre as pessoas.

Como resultado, diversas empresas estão avaliando qual é a melhor opção, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, surgindo uma nova modalidade de rotina profissional: a jornada híbrida. Porém, a melhor opção de trabalho dependerá da posição assumida pelo profissional, atividade desenvolvida pela empresa e da disciplina de cada profissional. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras Postagens